Deputada defende vacina para motoristas e cobradores do transporte coletivo
Com a reabertura gradual das atividades comerciais no estado do Amazonas, a deputada Nejmi Aziz (PSD), presidente da Comissão de Assistência Social e Trabalho (Cast) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (23/2), propôs em requerimento de indicação ao governador Wilson Lima (PSC) a vacinação imediata contra Covid-19 aos motoristas e cobradores do transporte coletivo do Estado. O transporte coletivo é um serviço essencial e os profissionais que trabalham dentro dos ônibus estão expostos, diariamente, à contaminação do novo coronavírus.
“Com o cenário que estamos vivendo é extremamente importante evitar que os profissionais de serviços essenciais sejam contaminados pela Covid-19. Dada a necessidade da atuação dos motoristas e cobradores de ônibus público, devemos adicionar esses profissionais entre os grupos prioritários para a vacinação”, destacou a deputada Nejmi Aziz.
Vacinação contra H1N1
Além da preocupação com a pandemia de Covid-19, que não tem relação com o clima, mas que apresenta aumento de casos no Amazonas causando colapso no sistema de Saúde, já se inicia o período de maior volume de chuvas na região. O chamado inverno amazônico alerta para a incidência de doenças típicas do período, como H1N1, dengue, zika vírus e chikungunya.
Na mesma sessão parlamentar desta terça-feira, a deputada Nejmi requereu, ainda, a indicação ao governador para intensificar a campanha de vacinação contra Gripe H1N1 e o início da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Teremos um desafio muito grande para combater tantas doenças virais nesse ano e enfrentar dois grandes inimigos ao mesmo tempo: a dengue e o coronavírus. Mas não podemos relaxar, pois quanto antes as campanhas contra Gripe e dengue iniciarem melhor será para o nosso povo” finalizou a deputada.
Fonte: Divulgação/Assessoria