Em nova palestra na Suframa, William Alemão recomenda melhoria nos indicadores do turismo

O presidente da 10ª Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Câmara Municipal de Manaus, William Alemão (Cidadania), voltou a destacar, nesta segunda-feira (29/11), a importância do turismo como matriz fundamental para a geração de emprego e renda na capital amazonense. Durante a palestra “O Turismo no âmbito do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA)”, organizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o vereador insistiu que o momento é de recuperação da economia, com foco na realidade e melhoria dos indicadores para áreas como gastronomia, pesca esportiva, pequenos e grandes eventos, turismos ecológico e até religioso.

William Alemão reiterou que Manaus precisa “fazer o dever de casa” para tornar o turismo viável, mesmo em momento de atenção diante da pandemia. O parlamentar pediu menos “terrorismo” em relação à nova cepa (Ômicron) e até fez uma comparativo com outras cidades europeias, para provar que isso é possível.

“Eu acho que temos de fazer o dever de casa, melhorar nossa estrutura e fazer com que o turismo seja viável e, assim, os próprios problemas começam a diminuir. Eu não sou uma boa testemunha em relação ao turismo europeu. Na única vez que fui à Europa, fui assaltado na Espanha e em Portugal. Piorou agora com a pandemia, é fato, mas o mundo todo tem suas dificuldades e a gente precisa focar mais nesses indicadores para que consigamos identificar os nossos problemas e melhorá-los”, sugeriu.

Focado na reabilitação econômica e oportunidade para todos, o vereador também fez referência ao apoio que tem demonstrado ao executivo, para a realização do próximo Réveillon. Alemão lembrou dos projetos apresentados a ele pela Manauscult, na semana passada, com o intuito de obter emendas parlamentares na CMM, e ainda citou áreas do Centro de Manaus como referência para impulsionar o turismo naquela região da cidade.

A palestra desta segunda-feira foi realizada na própria Suframa e ministrada pelo coordenador-geral de Elaboração e Avaliação dos Planos de Desenvolvimento da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Flávio Rodrigo Reis Blanco.

Impacto

A atividade faz parte do curso promovido pelo Observatur-UEA e a Suframa, em parceria com a Sudam, e prossegue até sexta-feira (3/12), com o objetivo de aprofundar os estudos sobre o impacto das Atividades Características do Turismo (ACTs) na Matriz Insumo Produto.

Desigualdades

O PRDA foi elaborado para o período de 2020/2023, em consonância com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional. Trata-se de um instrumento de planejamento norteador das intervenções públicas na Amazônia, Amazônia, com a finalidade de reduzir as desigualdades regionais.

O plano foi construído de forma dinâmica e sistêmica, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional e a participação de diferentes atores da sociedade, por meio de Consulta Pública.

 

 

 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do vereador

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *