Escolas abrem os agitos carnavalescos com ensaios no Sambódromo de Manaus

Os eventos carnavalescos no Sambódromo tiveram início na noite de sábado (22), com os ensaios técnicos das escolas de samba dos grupos de acesso A e B. Os ensaios tiveram início com a Gaviões do Parque. Em seguida, entraram na passarela o Leão do Barão Açu, Meninos Levados, Beija Flor do Norte, Império do Havaí e Tradição Leste.

Durante os ensaios técnicos, além de ajustar o que precisa ser corrigido para o dia do desfile, as escolas também aproveitam para se conectar com suas comunidades, que costumam ir ao Sambódromo para assistir aos ensaios, e também empolgar os brincantes que comparecem para participar do ensaio.

O diretor-geral dos grupos de acesso, Yomar Japonês ressaltou a importância dos ensaios técnicos para o sucesso dos desfiles das escolas de samba. “É muito importante, principalmente para ver o tempo de desfile de cada escola. O grupo B tem 40 minutos no máximo, assim como o do acesso A, no máximo 50 minutos”, explicou.

“Além disso, eles ensaiam Comissão de Frente, posicionamento de Mestre Sala e Porta-bandeira. É como se tivesse aqui já valendo pontos, então é um ensaio oficial no carnaval”, completa Iomar.

Muita gente também vai assistir aos ensaios técnicos pelos mais diversos motivos. Desde amor pela escola, até um relacionamento com algum item do desfile. É o caso de Demétrius Tapajós, que foi pela primeira vez conferir um ensaio técnico para ver a filha, Rainha de Bateria da Gaviões do Parque.

“Vim para prestigiar a minha filha, que é rainha de bateria da Gaviões do Parque”, confessou. “Eu sou muito fã de carnaval. Sou Aparecida, gosto, sempre frequentei, mas nunca participei dos ensaios técnicos”, afirmou.

Mestre-sala e Porta-bandeira da Meninos Levados, Jéferson Carisma e Íris Kailane, lembraram que o ensaio-festa é um momento muito sério para os integrantes das escolas de samba. “A importância do ensaio é que a gente pratica para no dia ser ainda melhor, né? Para a escola e, principalmente, para gente, e pra ser um espetáculo”, disse Íris. “É essencialmente para intensificar mais a nossa preparação pro dia do desfile”, completou Jéferson.

Grupo Especial

Na segunda e terça-feira (24 e 25), é a vez das escolas de samba do grupo especial levarem a comunidade ao Sambódromo para assistir ao último ensaio técnico antes do desfile na passarela do samba. Na segunda-feira, ensaiam Sem Compromisso (20h), Vitória Régia (21h20), Unidos do Alvorada (22h40) e Vila da Barra (meia-noite).

Na terça-feira, mais quatro escolas do grupo especial realizam seus ensaios técnicos no sambódromo: Mocidade Independente de Aparecida (20h), Andanças de Ciganos (21h20), Reino Unido da Liberdade (22h40) e A Grande Família (meia-noite).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *