Espaço de acolhimento para indígenas venezuelanos recebe visita de embaixador
O espaço de acolhimento Tarumã-Açu 1, destinado para atendimento aos indígenas venezuelanos warao, recebeu a visita da comitiva liderada pelo embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybáñez, nesta sexta-feira (8/04). A unidade é coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e tem o apoio de organizações internacionais como o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Entidade tem auxiliado o processo de construção de estratégias de proteção e acolhimento, além de apoiar tecnicamente a gestão dos espaços, e atuar na entrega de materiais e equipamentos destinados ao atendimento às famílias.
A capital amazonense dispõe de dois espaços de acolhimento municipal (Tarumã Açu 1 e 2), ambos localizados no bairro Tarumã, na zona Oeste, que atendem, atualmente, 154 pessoas.
Além da Acnur, as ações também contam com apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Também apoiam as atividades instituições da sociedade civil, como Instituto Mana, Adra e Aldeias Infantis SOS Brasil.