Estadual terá clássico Rio-Nal e estreia de Parintins na primeira rodada
O retorno do clássico Rio-Nal e a estreia de Parintins são os destaques da rodada de abertura do Campeonato Estadual do Amazonas, marcada para os dias 28 e 29 deste mês. Esta é a 107ª edição do certame, que é organizado pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) e classifica os melhores para os as competições nacionais.
No sábado, Rio Negro e Nacional se enfrentam na Arena da Amazônia às 20h. Já Parintins joga no dia seguinte, às 10h, contra o Manaus, também na Arena. Os outros dois confrontos do domingo são: Iranduba x Princesa do Soimões, às 10h, na Colina, e Amazonas x Manauara, às 15h30, no estádio Carlos Zamith.
Entre as outras grandes novidades este ano está a utilização do VAR na semifinal e na final do campeonato, além da realização de jogos noturnos.
Fórmula
O Campeonato Amazonense 2023 será disputado no mesmo formato que o Estadual 2022. Todos os times se enfrentam na primeira fase. Os oito primeiros se classificam e vão para a fase de mata-mata até a decisão. Os finalistas se garantem na Série D e Copa do Brasil 2024.
Primeira fase: turno único em pontos corridos, com todas as equipes jogando entre si por nove rodadas. Os cinco primeiros colocados da Série A 2022 na classificação geral farão cinco jogos como mandante. Os oito primeiros se classificam para a segunda fase, enquanto os dois últimos serão rebaixados para a Série B;
Segunda fase: quartas de final, com jogos de ida e volta. O primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo, o terceiro enfrenta o sexto e o quarto enfrenta o quinto. O melhor classificado (na primeira fase) terá a vantagem do mando de campo no segundo jogo e jogará por dois resultados iguais.
Terceira fase: semifinal, com jogos de ida e volta. Valem os mesmos critérios da fase anterior.
Quarta fase: final, com jogos de ida e volta. Valem os mesmos critérios da fase anterior. Final jogo da volta previsão para o dia 16/04.