Estratégias para ampliar geração de emprego e renda são alinhadas em Manaus
A qualificação da mão de obra desempregada em Manaus, de forma segmentada, acompanhando a tendência das vagas disponibilizadas pelo mercado de trabalho foi um dos temas em pauta durante reunião do vereador William Alemão (Cidadania), presidente da Comissão de Turismo, Industria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, com o secretário municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Radyr Júnior.
Além da formação e qualificação da mão de obra, que hoje busca a inserção no mercado de trabalho local, por meio do Sine Manaus, William Alemão e o gestor da Semtepi trataram sobre a criação de linhas de crédito para estimular a cultura empreendedora, desenvolvimento do turismo, com a implantação de um porto exclusivo para atender o segmento, e a recuperação do centro histórico de Manaus, como estratégia de desenvolvimento econômico da cidade.
De acordo com o secretário municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Radyr Júnior, a pauta da reunião foi bastante ampla com vários pontos convergentes, entre eles a questão da qualificação da mão de obra desempregada, a recuperação do centro histórico para trabalhar o desenvolvimento econômico da capital amazonense e o Fórum criado pelo prefeito David Almeida (Avante) para discussão e articulação com o modelo Zona Franca de Manaus.
O titular da Semtepi se comprometeu com o vereador William Alemão em sugerir ao prefeito David Almeida, que o parlamento municipal tenha assento na recém criada comissão que vai elaborar o Plano de Recuperação Econômica para Manaus.
O vereador William Alemão considerou a reunião com o titular da Semtepi bastante proveitosa e destacou o grande número de pontos em comum que existe entre a secretaria e a comissão presidida por ele na Câmara Municipal de Manaus. “Ficou claro que existem muitos pontos de sinergia entre a secretaria e a comissão da Câmara. E o nosso propósito é ajudar e fomentar, no que for possível”, afirmou.
Turismo
Entre os pontos de convergência, William Alemão destacou o comprometimento com o desenvolvimento do turismo como atividade para alavancar a geração de emprego e renda na capital amazonense.
“Eu vejo o turismo em Manaus como uma forma de aumentar bastante a oferta de emprego e nesse sentido, o titular da Semtepi acenou com possibilidade de, por meio do Sine Manaus, abrir vagas para qualificação e formação de guias turísticos”, disse.
Logística
Além da qualificação da mão de obra, William Alemão destacou a importância da implantação de um porto exclusivo na cidade para as operações de logística do Turismo.
“Hoje os turistas que vêm para Manaus, que querem conhecer o encontro das águas, as praias do Tupé, Anavilhanas, eles acabam embarcando no mesmo local onde está sendo embarcado todo material para o interior do Amazonas. Não estou dizendo que isso é ruim, porque tem turista que gosta de ter essa experiência, mas nós temos outro estilo de turismo que ele quer ser mimado, que ter conforto, um tratamento especial e, nós temos locais em Manaus, que pode abrigar esse porto”, justifica William Alemão.
Também durante o encontro com o titular da Semtepi, o vereador William Alemão destacou a importância do engajamento do município em programas como o Centelha, que tem por objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora.
O programa é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
No Amazonas o programa Centelha é executado e operado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Texto: Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM