Há exatos 40 anos, Flamengo colocava Liverpool na roda e conquistava o mundo
No dia 13 de dezembro de 1981, há exatos 40 anos, o Flamengo conquistava o Mundial Interclubes no Japão. Com um futebol envolvente, o rubro-negro carioca derrotava o então poderoso Liverpool da Inglaterra, por 3 a 0.
O resultado expressivo, construído ainda no primeiro tempo da partida, com gols do atacante Nunes (dois) e do meia Adílio, representou muito para o futebol brasileiro, que não ganhava o torneio havia 18 anos. A última conquista tinha sido do Santos, de Pelé, em 1963.
Aquele futebol mágico, liderado por Zico e companhia, vinha de duas conquistas importantes contra Vasco (Campeonato Carioca) e Cobreloa (Copa Libertadores). Em Tóquio, o time só ratificou a grande campanha.
Treinado pelo ex-jogador Paulo César Carpegiani, o Flamengo foi a campo contra o Liverpool com Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico.
Nesta segunda-feira (13), o título mereceu destaque especial nas redes sociais da Fifa, que ainda escreveu o trecho da música “Em dezembro de 81”, cantada frequentemente pela Nação no estádios, em inglês, para lembrar a data.
‘In December of ’81, you ran circles around the English. 3-0 against Liverpool, went down in history..’ (em português, a letra é “Em dezembro de 81, botou os ingleses na roda. 3 a 0 no Liverpool ficou marcado na história.