Idosos estão nas ruas para se vacinar desde as primeiras horas da manhã
Centenas de idosos com idade acima dos 80 anos acordaram cedo e estão nas ruas, desde o início da manhã desta sexta-feira (29), para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Manaus. A ação organizada pela Prefeitura de Manaus vai das 9h às 16h, e será realizada em pontos fixos de vacinação e em drive-thru.
Na foto acima, “sêo” Jano, um dos primeiros a ser vacinado, na Unip, que começou antes da 9h, mostrou-se emocionado, na entrevista ao repórter Marcos Pontes, durante o programa Manhã de Notícias, da TV e Rádio Tiradentes.
No Sesi, a espera foi um pouco maior, mas tudo dentro da normalidade, como informou um dos profissionais da área de saúde que passava no local no horário.
“Tem muita gente aguardando para ser atendido. Eu tentei me aproximar para falar com um deles, mas não foi possível. O pessoal do trânsito não deixou. Só às nove horas, mesmo!”, informou o odontólogo Romário Araújo.
Um total de 50,3 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford começa a ser aplicada em duas doses, com intervalo entre 8 e 12 semanas, para idosos acima dos 80 anos.
Nesta sexta-feira, a vacinação é para os nascidos em janeiro e fevereiro; amanhã, entre março e abril; no domingo (31), entre maio e junho; segunda-feira (31), os nascidos em julho e agosto; na terça (2), entre setembro e outubro; e na quarta-feira (3), entre novembro e dezembro.
A vacinação é nos seguintes locais: Complexo de Exames do Detran (zona Norte), estacionamento da Universidade Paulista – Unip (zona Sul), balneário do Sesc (zona Oeste), Clube do Trabalhador do Sesi (Zona Leste) e shopping Phelippe Daou (zonas Norte e Leste).
Todos devem apresentar, obrigatoriamente, documento de identificação com foto e CPF nos postos de vacinação.
Acamados
Os idosos se encontram acamados, não precisarão sair de casa; o atendimento será feito em casa, a partir de segunda-feira (1º). Mas, para receber a imunização, precisará efetuar o agendamento por contato telefônico, a partir do banco de dados já existente de campanhas de imunização anteriores. Para atualização dos dados e cadastramento de novos idosos, a família do idoso deverá entrar em contato com a secretaria, pelo número 0800 280 8 280.
Aqueles que apresentam sintomas gripais ou algum outro processo de adoecimento, não poderão receber a vacina. Eles serão vacinados posteriormente. Os que tiveram Covid-19 só podem ser vacinados 30 dias após o período da doença.
Texto: Edição Norte, com informações da Semcom/Prefeitura de Manaus
Foto: Reprodução – Programa Manhã de Notícias, da TV e Rádio Tiradentes