Início da vacinação para novos grupos prioritários depende de comunicação oficial do MS
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), informou na tarde deste domingo (21), que aguardará a comunicação oficial do Ministério da Saúde, para definir sobre a quantidade de doses e os grupos prioritários que serão atendidos nas próximas fases da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado. A informação deverá ser oficializada por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), junto à coordenação estadual do programa.
Com isso, a possibilidade de que o grupo de pessoas de 50 anos ou mais seja vacinado a partir de terça-feira (23) – como chegou a ser cogitado por alguns veículos de comunicação até em nível nacional – está descartada.
A SES ratificou a informação de que o ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, comunicou na manhã de sábado (23) ao secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, sobre as novas datas para a entrega de vacinas contra o Coronavírus no Amazonas.
Segundo a secretaria, a previsão é de que na madrugada do dia 23, o MS receba a primeira-remessa da vacina Astrazeneca e, no fim da tarde desse mesmo dia, as doses referentes ao Amazonas sejam entregues no Estado, que já poderá fazer a distribuição para os municípios.
Uma segunda remessa da vacina Butantan está prevista para ser entregue na quarta-feira (24) ao MS, com envio imediato aos estados.
De acordo com a SES, o ministro também informou que, a partir do fim de março, receberá novas doses semanais.