INSS examina os 200 mil auxílios-saúde liberados sem perícia
Aproximadamente 200 mil auxílios-doença, liberados sem perícia no ano passado, são revisados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O órgão público pagou uma antecipação do benefício até o fim de dezembro, quando o valor do salário mínimo estava em R$ 1.045,00.
Caso ficasse confirmado que o requerente tinha direito a um valor maior, estando incapacitado para trabalhar, receberia a diferença.
Em todo o país, o INSS atendeu a 3 milhões de pedidos de antecipação, sendo um terço atendido, enquanto 200 mil estão sendo analisados sem prazo de finalização da revisão.
Para situações pendentes, basta consultar o andamento do processo no Meu INSS, ferramenta auxiliadora do órgão, através do site ou aplicativo. Caso o trabalhador ainda não tenha recebido qualquer resposta, não há outro caminho para solicitar o pagamento da diferença.
O pedido pode ser feito no Meu INSS pela aba “Agendamentos/solicitações”. Depois, basta clicar em “Atualizações para manutenção do benefício e outros serviços”, seguido da opção “Solicitação de pagamento de benefício não recebido”.
Em caso de pedido indeferido, pode-se apresentar recurso administrativo em primeira e segunda instâncias no Meu INSS.
Joseane Zanardi, advogada e coordenadora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), afirma que o segurado pode acionar a Justiça caso não receba a diferença depois do recurso ao INSS.
Em ações com valor abaixo de R$ 66 mil, o Juizado Especial Federal (JEF) é uma opção gratuita, na qual não se precisa de advogado para começar o processo
Fonte: Yahoo, com informações são do São Paulo Agora
Foto: Divulgação