Levantador de Toadas, Fabiano Neves assume cadeira de membro e imortal da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia
Fabiano Neves, fonoaudiólogo, reconhecido como uma das vozes mais emblemáticas da cultura popular amazônica, foi condecorado como membro titular da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (Alcama), entidade vinculada à Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA). A solenidade de diplomação e posse ocorreu na sexta-feira (28), no auditório Rubi da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Amazonas (OAB-AM), localizado na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, Adrianópolis.
Com uma carreira que ultrapassou duas décadas, Fabiano Neves consolidou sua importância como levantador de toadas e apresentador de festivais. Sua trajetória foi marcada pela atuação no Boi-bumbá Caprichoso, onde brilhou na arena do bumbódromo de Parintins, e por uma histórica contribuição às disputas culturais da Região Norte, sendo o apresentador com o maior número de participações em diferentes segmentos da cultura popular.
“Me senti imensamente honrado, pois mais da metade da minha vida foi dedicada à cultura. Essa condecoração definitivamente coroou todos os meus sonhos e tudo aquilo que almejei artisticamente ao longo dessa trajetória”, confessou o levantador de toadas.
Fabiano representou o Amazonas em eventos internacionais de grande relevância, como o Encontro das Culturas em Bucheon (2004) e o Encontro do Folclore Internacional em Seongnam (2005), ambos realizados na Coreia do Sul. Em 2014, levou a riqueza da cultura amazônica ao Canadá, promovendo o estado durante os jogos da Copa do Mundo em Toronto e Montreal. Apaixonado por cultura, o artista visitou 20 países, onde explorou e estudou a diversidade cultural de cada povo.
Além disso, o artista foi um ativista cultural e figura marcante na radiodifusão regional, tendo apresentado programas em emissoras regionais. Ele foi o único apresentador a ter trabalhado com os três principais bois de Manaus: Corre Campo, Garanhão e Brilhante. Fabiano também se destacou na apresentação de duas Cirandas de Manacapuru — Tradicional e Guerreiros Mura — e acumulou títulos importantes no Festival Folclórico do Amazonas, onde atuou como compositor, escritor e apresentador.
O artista multifacetado também foi conhecido por sua presença nos interiores do Amazonas e no Pará. Por 11 anos, apresentou o Boto Tucuxi em Alter do Chão, Pará, reforçando sua paixão pela valorização cultural e popular. Desde 2000, Fabiano integrou eventos tradicionais como o Carnaboi e Boi Manaus, além de participar da Comissão Representativa dos Levantadores de Toadas.
O reconhecimento pela entidade celebrou sua dedicação e sua incansável missão de preservar e disseminar as riquezas culturais da Amazônia. Com a condecoração na Alcama, Fabiano Neves reafirmou a importância de defender e promover a cultura amazônica.