Mais de 50 estabelecimentos foram vistoriados durante o fim de semana em Manaus
Durante o fim de semana, a Central Integrada de Fiscalização (CIF) vistoriou 52 estabelecimentos em Manaus. Ao todo, 20 deles tiveram as atividades encerradas e outros cinco foram interditados, por descumprimento do decreto governamental com medidas de prevenção à Covid-19.
Durante as fiscalizações realizadas na noite da última sexta-feira (16), quatro locais foram interditados pela CIF. No Bar do Barba, localizado na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, na zona Leste, foi constatada uma aglomeração, além de o local funcionar como bar em modalidade principal, o que está proibido. Na mesma avenida, o Barém Pub também foi interditado. Na zona Norte, o Firma Gastrobar, localizado no bairro Novo Aleixo, não possuía Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) de restaurante, além de estar promovendo aglomeração no ambiente. O Seven7 Laranjeiras, localizado na rua Marquês de Muritiba, bairro Flores, zona Centro-Sul da capital, estava promovendo aglomeração no momento em que os fiscais chegaram. O local foi interditado e autuado pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus).
Já no sábado (17), a CIF realizou o fechamento de cinco bares nos bairros Nossa Senhora das Graças, Vieiralves e Flores, na zona Centro-Sul. Bares da rua Lobo D’Almada e da Praça da Saudade, no Centro, foram fechados após denúncias da população. De acordo com a Policial Militar, havia um público de 300 pessoas consumindo bebidas alcoólicas no local.
Na noite de domingo (18), os agentes realizaram vistorias em nove bares nas zonas Norte, Leste, Sul e Centro-Sul da capital. Durante a ação, apenas o bar denominado O Catraieiro, localizado na rua Jonathas Pedrosa, bairro Centro, foi autuado pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), por não possuir licença sanitária e por estar funcionando além do horário permitido.
CIF fluvial
Na tarde de domingo, a CIF fluvial realizou vistoria em cinco flutuantes, para verificar se os locais estavam cumprindo o decreto, instituído pelo governo, e realizar as devidas orientações a proprietários e banhistas. Nos locais vistoriados não foram constatadas irregularidades e os agentes realizaram apenas os procedimentos de orientação.
Coordenada pela SSP-AM, a CIF conta com apoio das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Visa Manaus, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e do Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM), Ouvidoria da SSP-AM e Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa).