Mais um espaço viabilizado com recursos provenientes da Lei de Informática é inaugurado no Amapá

Em um evento que contou com a participação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o Espaço Samaúma Tech foi inaugurado na sexta-feira (7), na Rodovia Josmar Chaves Pinto, quilômetro 2, no Campus Marco Zero do Equador, em Macapá. O projeto foi viabilizado com recursos provenientes da Lei de Informática da Amazônia, cuja fiscalização é de responsabilidade da Autarquia, que esteve representada no encontro pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, acompanhado por servidores da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS).

A inauguração ocorreu durante o evento denominado “Samaúma Day”, que teve início às 14h (horário local), no campus da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Cerca de R$ 6 milhões foram destinados pela Positivo Tecnologia ao Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0), coordenado pelo Centro Internacional de Tecnologia de Software do Amazonas (CITS.AMAZONAS). O objetivo é fortalecer a educação tecnológica nas instituições de ensino, proporcionando recursos essenciais para o desenvolvimento de projetos inovadores.

A programação contou com uma cerimônia oficial de abertura, seguida da entrega de kits de robótica, livros e projetores aos diretores de escolas da região. Além disso, professores de Macapá e Santana receberam certificação da etapa presencial do Programa Samaúma Tech, uma iniciativa voltada à capacitação de educadores para o uso de novas tecnologias em sala de aula. Além disso, ocorreu uma apresentação de projetos desenvolvidos pela Turma Santana.

Antes da inauguração, Waldenir Vieira se reuniu com o governador do Amapá, Clécio Luís, no Palácio Rio Mutuacá, sede do governo estadual. Durante o encontro, discutiram a intensificação da parceria entre a Suframa e o poder executivo estadual, além de estratégias para aprimorar o ecossistema de inovação no estado.

Em seguida, o superintendente-adjunto visitou o antigo Macapá Hotel, localizado na rua Azarias Costa Neto, no bairro da Beira Rio, onde é construído o Parque de Inovação Tecnológica e o Hub de Inovação do Amapá, também financiados em parte com recursos oriundos da Lei de Informática da Amazônia.

“Para nós, da Suframa, é uma satisfação perceber que a política pública de gestão dos recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da região está gerando frutos e impactando positivamente o desenvolvimento tecnológico e educacional da região Norte”, frisou Vieira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *