Manaus apresenta reforço de nível internacional para buscar acesso à Série B
Preocupado com as constantes lesões dos atletas e o grande número de jogos que tem pela frente em 2021, o Manaus FC apresentou mais três reforços para a sequência do Campeonato Estadual e a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C. O principal deles é o meia Marcelinho, 36, ex-Vitória e ídolo do Ludogorets, da Bulgária, onde atuou por nove anos. É com essa referência internacional que o clube espera contar, na luta para ser novamente campeão estadual e conseguir a tão sonhada ascensão à Série B do Campeonato Brasileiro.
O atacante Vitinho, já conhecido do público amazonense e que estava emprestado ao Athletic-MG, e Anderson Paraíba, campeão da Série C pelo Boa Esporte, em 2016, e Operário-PR, em 2018, são os outros dois reforços. Paraíba foi revelado pelo Sport e também tem passagens pelas categorias de base do Grêmio, Salgueiro e CSA .
O Manaus FC volta a campo nesta quarta-feira (20), às 15h, no estádio Floro Mendonça, contra o JC, pelas quartas-de-final do Campeonato Estadual.
Ao ser apresentado durante coletiva de imprensa, realizada nesta terça-feira (20), Marcelinho se mostrou confiante com a performance do Manaus na atual temporada e destacou que quer ajudar o clube a continuar fazendo história.
“O Manaus tem ambições de colocar um time amazonense na Série B, e quem sabe numa Série A. Eu também tenho ambições na minha carreira, por tudo que passei e conquistei fora do país. São objetivos grandes, clube organizado, que está dando o melhor para os atletas. Eu quero participar do sucesso do Manaus, para termos o clube na Série B no ano que vem”, disse.
Natural de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus), Marcelinho foi revelado nas categorias de base do Princesa com passagens por Rio Negro São Paulo, São Caetano, Mogi Mirim e Bragantino, o jogador se transferiu em 2011 para o Ludogorets, da Bulgária, onde conquistou uma taça da Bulgária, três Supertaças da Bulgária, além de nove títulos nacionais consecutivos, se tornando o brasileiro com mais ligas nacionais por um único clube na Europa.
Nos nove anos com a camisa do Ludogorets, ele disputou 324 jogos e marcou 93 gols, um deles marcante, diante do Real Madrid, na Liga dos Campeões da temporada 2014/15. Esse gol também foi o primeiro de um atleta amazonense na maior competição de clubes do mundo.
Em 2016, Marcelinho conseguiu a dupla cidadania e foi liberado para defender a seleção nacional da Bulgária. No total, disputou 11 jogos e marcou dois gols, um deles sobre a seleção de Portugal, logo na estreia. Em 2020, assinou contrato com o Vitória, da Bahia.
Mais experiente
Vitinho, de 23 anos, revelou que está mais experiente e pronto para ajudar o Manaus a galgar novas conquistas. Como já vinha atuando, o jogador disse que está à disposição do treinador para enfrentar o JC.
“Eu já nasci preparado. Estamos aí. Eu vim aqui para jogar e, se Deus quiser, e o treinador resolver me colocar, vou dar o meu melhor para conseguir a vitória”, disse.
Bom passe
Já Anderson Paraíba informou que tem como principais características, a velocidade e o bom passe. O atleta ressaltou que está com 90% da forma física em dia e, a exemplo de Vitinho, vinha treinando e jogando. Questionado sobre a decisão que o levou a vir jogar em um time do norte do país, Paraíba informou que já conhece um pouco da história do Manaus e se mostrou atraído pelo projeto do clube, em se tornar um dos grandes do futebol brasileiro.
“Eu já vinha acompanhando, tenho outros amigos aqui e acompanho o Manaus desde a Série D. Eu sei que o clube tem um projeto bom, um elenco bom que irá brigar por muita coisa este ano. E isso é que me fez aceitar esse desafio”, afirmou.
Boas opções
O técnico Luizinho Lopes preferiu não adiantar de que forma e quando pretende aproveitar os novos reforços, mas destacou que ganha boas opções para trabalhar o meio da equipe, um dos pontos fortes do Manaus.
“Os atletas acabaram de chegar. Nós ainda estamos analisando de que forma vamos utilizá-los. É muito cedo para dar esse retorno. O Paraíba joga nas três, o referencial é mais o lado direito, por ser canhoto, com o pé invertido. O Marcelinho também joga nas três, entre extremos e o meio. Vamos ver onde se encaixam melhor, para quando esses atletas tiverem oportunidade de jogar”, avaliou.
Texto: Isaac Júnior/Edição Norte
Arte e fotos: Manaus FC