Manaus dá vexame em Belém e sonho do título da Copa Verde é adiado outra vez
Irreconhecível em campo, principalmente no primeiro tempo, o Manaus foi goleado pelo Remo por 6 a 2, nesta quinta-feira (18) à tarde, no estádio Mangueirão, em Belém, e deu adeus ao sonho do título da Copa Verde 2020. A equipe amazonense precisava vencer por qualquer placar, mas jogou mal e acabou sucubindo ao melhor futebol apresentando pelo time do técnico Bonamigo, que agora tentará o troféu da competição contra o Brasiliense. O Jacaré perdeu por 3 a 1 no tempo normal, para o Vila Nova-GO, mas venceu nas penalidades por 5 a 3 e também está na final.
Os gols do primeiro tempo foram marcados por Hélio (duas vezes, aos 15 e 16 minutos); Lucas Siqueira, aos 18; e Wallace, aos 23.
Na segunda etapa completaram a goleada Tiago Miranda, aos 38, e Lailson, aos 43 minutos para o Remo; enquanto Luís Fernando, aos 10, e Diego Rosa, aos 16 (de pênalti), descontaram para o Manaus.
O jogo
Sem o zagueiro Thiago Spice (suspenso) e o atacante Jackie Chan (lesionado), o Manaus sofreu (e sentiu muito) a pressão logo aos três minutos, quando Wellington Silva arriscou de fora da área, obrigando o goleiro Rafael Pitanga a fazer uma grande defesa.
A equipe amazonense ainda tentou algumas investidas, mas o adversário estava bem postado em campo.
O primeiro gol surgiu logo aos 15 minutos, com Hélio, após bela jogada de Augusto pela esquerda.
Um minuto depois, o mesmo Hélio ampliou, em jogada parecida com o lance anterior.
O Manaus estava perdido em campo e facilmente era envolvido pela equipe do técnico Bonamigo. A fragilidade era tão que o terceiro gol veio logo aos 18 minutos. Gedoz cobrou o escanteio curto para Marlon, que cruzou na área para Lucas Siqueira mandar de cabeça para as redes.
Só dava Remo. Em ritmo de treino, os paraenses dessa vez encontraram uma “avenida” pela direita e chegaram ao quarto gol por intermédio de Wallace, com direito a um drible seco em Luís Fernando, aos 23’.
Aos 37 minutos, Ramon quase fez contra, ao interceptar um cruzamento de Marlon.
Sem muita opção, o técnico Luizinho Vieira fez a primeira mudança e tirou de campo Luiz Fernando para a entrada do atacante Phillip. Mas, a substituição mudança não surtiu muito efeito.
Segundo tempo
As duas equipes voltaram a campo com a mesma formação e, em jogada de velocidade, logo aos cinco minutos, Philip recebeu na entrada da área e bateu colocado. A bola passou rente à trave, pela linha de fundo.
Com o placar mais que confortável, o Remo procurava tocar a bola e ganhar tempo, pois o adversário veio mais fechado e parecia ter acordado para o jogo.
E acordou mesmo. Aos dez minutos, Douglas Lima cobrou fechado no primeiro pau e Luís Fernando cabeceou com força, para diminuir: 4 a 1.
Seis minutos depois, Diego Rosa entrou na área e foi derrubado por Fredson. O árbitro deu o pênalti, e o próprio Diego Rosa diminuiu para o Manaus: 4 a 2.
O Remo sentiu, mas foi para cima de novo e quase ampliou, com Felipe Gedoz, aos 18 minutos.
Atento ao rumo que a partida começava a tomar, Bonamigo faz duas mudanças. Saíram Augusto e Pingo, para as entradas de Lailson e Warley. E, no minuto seguinte, fez a terceira mudança, com Dioguinho entrando no lugar de Hélio.
O jogo ficou parelho e o Manaus também mexeu, aos 25 minutos. Erivelton saiu para a entrada de Gilson.
O Remo teve outra grande chance de ampliar, quando Dioguinho chutou forte da entrada área e Rafael Pitanga espalmou. No rebote, Gedoz bateu de primeira, mas o goleiro se recuperou e defendeu novamente.
Com a quarta alteração efetuada, aos 32 minutos, o time de Belém voltou a administrar a partida.
O Manaus respondeu, trocando Gabriel Davis por Alex.
Warley chegou a fazer o quinto gol, mas, o árbitro voltou atrás e marcou impedimento, depois muita reclamação dos jogadores do Manaus.
Nervoso em campo, a defesa do Manaus se atrapalhou e Tiago Miranda fez 5 a 2. A dois minutos do fim, Lailson decretou os números finais da partida: 6 a 2.
Ficha Técnica
Remo 6 x 2 Manaus
Local: Mangueirão
Dia: 18/02/2021
Horário: 16h (horário de Brasília)
Renda e público: não teve
Gols: Hélio, aos 15’ e aos 16’; Lucas Siqueira, aos 18’; Wallace, aos 23’. Segundo tempo: Luís Fernando, aos 10’, e Diego Rosa, aos 16’, de pênalti, para o Manaus; Tiago Miranda, aos 38’, e Lailson, aos 43’ para o Remo.
Árbitro: André Rodrigo Rocha (TO). Árbitro Assistente 1: Cipriano da Silva Sousa (MS). Árbitro Assistente 2: Fábio Pereira (MS). Quarto Árbitro: Wasley do Couto Leão (AM) (AM). Analista de campo: Irinéia Adelaide de Oliveira Dalmácio (AM).
Remo – Vinicius; Welington Silva, Fredson, Rafael Jansen e Marlon; Lucas Siqueira, Pingo (Warley) e Felipe Gedoz; Hélio (Dioguinho), Wallace (Tiago Miranda) e Augusto (Lailson). Técnico: Paulo Bonamigo.
Manaus – Rafael Pitanga; Edvan, Luís Fernando, Ramon e Tiago Costa; Vinícius Barba, Marcio Passos (Phillip), Gabriel Davis (Alex) e Erivelton (Gilson); Douglas Lima e Diego Rosa. Técnico: Luizinho Vieira.
Texto: Isaac Júnior/Edição Norte
Foto: Samara Miranda/Divulgação Remo