Manaus precisa de um pontinho em Belém para continuar luta rumo à Série B

O destino do Manaus Futebol Clube e do próprio futebol amazonense na Série C do Campeonato Brasileiro de 2021 será decidido neste sábado (25), às 17h (horário de Brasília), na Curuzu, em Belém, diante do Paysandu.  A partida é válida pela 18ª rodada, a última da primeira fase e será transmitida ao vivo na plataforma digital DAZN.

O Manaus precisa apenas empatar, para seguir adiante na competição. Uma vitória simples garante a classificação aos amazonenses como primeiro do Grupo A, além da vantagem do mando de campo a partir da segunda fase, quando acontece o quadrangular decisivo que irá definir os clubes que subirão para a Série B.

O duelo na capital paraense promete ser emocionante, até porque, mesmo classificado e líder do grupo com 27 pontos, o Papão não abre mão do resultado e irá atrás da primeira colocação.

O Manaus,  que embarcou ontem para a capital paraense e ocupa a terceira posição com 26 pontos, já poderia estar classificado se tivesse vencido um dos dois últimos jogos que fez em casa, contra Botafogo-PB (0 x 0) e Ferroviário (1 x 1). Mas, a confiança do grupo comandado pelo técnico Evaristo Piza é grande.

Uma das novidades é o retorno do atacante Rafhael Lucas, que está de volta ao time, após cumprir suspensão. Ele destaca o comprometimento da equipe para conquistar a vaga.

“Será um jogo difícil, mas estamos focados. Trabalhamos bem a semana e queremos fazer um grande jogo, vamos buscar a classificação. Estou feliz em voltar, esse é o jogo mais importante do ano pra gente”, declarou Rafhael.

Manaus FC embarca rumo à Belém para duelo contra o Paysandu

Quem também pode voltar ao time é o meia Anderson Paraíba. De acordo com os números, na era Pizza o Manaus  teve 86% de aproveitamento com o jogador em campo, e sem ele esses dados caíram para 22%.

Paraíba tem treinado com bola novamente, junto ao elenco, desde a última quarta-feira (24), porém, o treinador se mostrou cauteloso em relação ao aproveitamento do atleta, que vem de contusão.

“É um jogador que ajudou bastante naquele setor que ele vinha fazendo por fora e que, independentemente de iniciar ou não o jogo, pode nos ajudar muito, estando apto para a partida”, avaliou Evaristo Piza.

Manaus FC aposta no bom desempenho na Arena para superar Paysandu

Apesar de o adversário já estar classificado e desfalcado de alguns jogadores, o treinador espera um Paysandu ofensivo o tempo todo, em busca do resultado que interessa aos paraenses, que é a vitória.

“Quem entra, vai querer dar a vida para ganhar um espaço no quadrangular. Não vai querer perder o melhor da festa. Acho que eles vêm forte, porque se você sai em primeiro tem o benefício, tem vantagem até o fim da competição”, avaliou Piza.

Última rodada

Todos os jogos da última rodada da fase de classificação serão disputados às 17h (horário de Brasília) deste sábado. Além de Paysandu x Manaus, teremos Volta Redonda x Tombense, Santa Cruz x Botafogo-PB, Jacuipense x Altos-PI e Ferroviário x Floresta.

Oito clubes continuarão na luta pelo acesso à Série B, divididos em dois grupos de quatro (dois quadrangulares). O primeiro reunirá os seguintes classificados: 1º do grupo A; 2º do grupo B; 3º do grupo A e 4º lugar do grupo B. O segundo terá: 1º do grupo B; 2º do grupo A; 3º do grupo B e 4º do grupo A.

No grupo A, Manaus, Botafogo-PB, Ferroviário e Volta Redonda ainda brigam por duas vagas; Paysandu e Tombense já estão classificados. Já no grupo B, os quatro times que avançam para a próxima fase já estão definidos: Novorizontino, Ituano, Ypiranga e Criciúma.

Apesar de ter tropeçado nos dois últimos jogos em casa e ter deixado escapar a chance de avançar antecipadamente, o Manaus depende apenas de si para conquistar a classificação no Grupo A.

Até um empate já serve para o Manaus, pois mesmo que o Ferroviário – que é o quinto, com 24 pontos – vença o Floresta, chegaria aos mesmos 27 pontos, mas perderia a vaga no critério “número de vitórias”. Atualmente, o Manaus tem sete, contra cinco do clube cearense.

Em caso de derrota para o Paysandu, o Manaus só se classifica se o Ferroviário não vencer o Floresta.

Mesmo que haja vitória do Ferroviário, ainda há outra possibilidade (remota), pois o Manaus teria que torcer por uma derrota do Botafogo-PB diante do já rebaixado Santa Cruz, o que é pouco provável, mas não impossível.

A vantagem de ganhar o jogo em Belém não só classificaria o Manaus, mas definiria o clube como primeiro colocado do grupo.

Rebaixamento

Além do Santa Cruz, Jacuipense e Floresta ainda brigam para ver qual dos clubes escapará do rebaixamento. No grupo B, os dois rebaixados são Oeste e Paraná.

—————–

Classificação – Grupo A

1º – Paysandu – 27

2º – Tombense – 27

3º – Manaus – 26

4º – Botafogo-PB – 26

5º – Ferroviário – 24

6º – Volta Redonda – 23

7º – Altos-PI – 21

8º – Floresta – 18

9º – Jacuipense-BA – 15

10º – Santa Cruz – 11

 

Fotos: Ismael Monteiro/Manaus FC

Foto do treinador: João Normando/FAF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *