Matéria-prima regional foi o tema mais demandado no estande da Suframa em feira de RO
Como utilizar os incentivos fiscais na fabricação de produtos a partir de matéria-prima regional? Esta foi a principal dúvida dos empresários e empreendedores que visitaram o estande da Suframa durante a 9ª Rondônia Rural Show Internacional. O evento, que começou na última segunda-feira (23) e foi encerrado nesse sábado (28), foi realizado no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná (RO), e previa a movimentação de R$ 1 bilhão em negócios.
Durante a feira, os servidores da Coordenação Regional de Ji-Paraná da Suframa (Corejip), além de explicar o funcionamento da Autarquia e as etapas envolvidas nos processos de cadastramento e internação de mercadorias nacionais, também detalharam os critérios para aprovação de projetos caracterizados pela proporção na utilização de matéria-prima de origem regional na composição final do produto.
“Há o critério Absoluto, quando individualmente representar percentual superior a 50% em peso, volume ou quantidade; o Relativo, quando a soma das matérias-primas regionais for superior àquelas de outras origens ponderadas individualmente, em peso, volume ou quantidade; e o de Importância, quando a presença de determinada matéria-prima for indispensável para dar a característica essencial ao produto final e sua substituição por similar a ele natureza diversa”, explica a coordenadora regional de Ji-Paraná, Patrícia Carla Lima.
Mesa-redonda
A demanda pelo tema do uso de matéria-prima regional fez a coordenadora regional ser convidada para uma mesa-redonda promovida pela Sudam, na quarta-feira (25), no estande do Sebrae Rondônia, quando foram debatidos projetos e instrumentos de ação para o desenvolvimento includente e sustentável da Amazônia, além de políticas públicas voltadas para a região.
Mulheres
Depois de dois anos sem realização devido à pandemia, a 9ª Rondônia Rural Show Internacional teve como tema principal “Mulheres do Agro”. O último censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que há cerca de 1,7 milhão de mulheres que se declaram chefes do empreendimento rural no Brasil.