Memorial Encontro das Águas é prioridade da Comissão de Turismo na CMM

Idealizado para a Copa do Mundo de 2014, o projeto de Oscar Niemeyer intitulado “Memorial Encontro das Águas” está entre os assuntos prioritários que deverão ser discutidos pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, nesse início das atividades legislativas na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Conduzido há uma semana para a presidência da instância, o vereador William Alemão (Cidadania) considera o projeto de suma importância para alavancar o turismo, gerar emprego e renda, além de ajudar os manauaras a superar a crise, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus.

Localizado no antigo Mirante da Embratel, zona Leste, o projeto ainda não saiu do papel, mas o terreno escolhido para receber o monumento ainda está do mesmo jeito de sete anos atrás, à espera do início das obras. Nas redes sociais, William Alemão tem falado sobre o assunto e acredita que a proposta continua viável e possível de se fazer.

“Em dezembro do ano passado, o prefeito David Almeida (Avante) chegou a negociar uma emenda no valor de R$ 46 milhões, junto ao Ministério do Turismo. Na ocasião, ele disse que a construção do mirante era uma das metas do governo dele para os próximos quatro anos, e até citou outros projetos para impulsionar nossa economia, como o da roda gigante e do aquário com peixes amazônicos. São propostas boas, que precisamos discutir e achar a melhor forma de concretizá-las, em benefício da população”, destacou o vereador.

O parlamentar garantiu que, a comissão da qual é presidente há apenas uma semana, sempre estará aberta ao diálogo, tanto com a Prefeitura de Manaus, quanto com os representantes diretos dos setores envolvidos. O objetivo é criar, aprovar e fiscalizar o cumprimento de matérias relevantes na CMM, de forma democrática e transparente, segundo o vereador.

Além de presidir a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da CMM, William Alemão também foi conduzido à vice-presidência da Comissão de Cultura da casa.

Metas
Entre as metas do vereador para este ano estão as direcionadas à geração de emprego e renda, com o incentivo à criação de novas frentes de trabalho, promoção de atividades de formação, qualificação e requalificação da mão-de-obra e realização de cursos profissionalizantes, formações humana e cidadã.

“Nesse primeiro momento vamos tentar reunir com os segmentos e categorias para ouvir as estratégias de cada, e, no que pudermos ajudar para voltar a fazer a máquina rodar com a geração de trabalho e renda, faremos. Vimos que o prefeito prometeu que iria colocar em prática os projetos Mirante da Embratel e o da roda gigante, ambos voltados para a renda no turismo. Tudo o que for pensado neste momento para investir em emprego será bem-vindo”, disse.

Desafios
Para o vereador, o ano de 2021 será de muitos desafios para todos esses setores.

“Será um ano de desafios para todos, mas precisamos abrir diálogos e debater assuntos de interesse da população, com as pessoas ligadas às instituições e os representantes das categorias em questão. De nossa parte, não faltará empenho. Temos que buscar alternativas junto à parceria público-privada, ir atrás de ações que resultem em empregos diretos, mesmo que não estejam ligados à CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), mas que estejam ligados ao mercado informal ou à prestação de serviço momentânea. Todos serão bem-vindos nesse momento”, finalizou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *