Morte de jovem causa revolta e moradores do Parque Dez vão às ruas protestar contra polícia
Moradores da comunidade União, bairro Parque Dez, zona Centro-Sul, realizaram uma manifestação no início da tarde desta quarta-feira (31), em protesto pela morte do jovem Andrew Souza, de 20 anos, ocorrida por volta das 20h de terça-feira (30), na rua 2 de Agosto. Segundo uma testemunha que preferiu não se identificar, o rapaz teria sido confundido com um assaltante e abordado de forma bruta por policiais militares.
Andrew teria levado quatro tiros na área do abdômen, poucos momentos depois que um motorista de aplicativos ter sido abordado por assaltantes, de acordo com a denúncia
“Ele era entregador e trabalhava num café da feira do Parque Dez. Vivia com a mãe e a avó, tinha estudo e não tinha esse vício de roubar ninguém. Os policiais chegaram e foram logo atirando nele, que estava na frente da casa de um amigo”, disse a testemunha.
A manifestação reuniu dezenas de pessoas e começou pela Rua das Palmeiras, seguida de uma carreata pelas principais vias do bairro.
Outro lado
De acordo com informações do relatório de ocorrências divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM), a equipe policial estava pela área da comunidade da União quando foi parada por um motorista de aplicativo informando que acabara de ser vítima de uma tentativa de roubo.
Depois disso, as equipes localizaram dois homens, em uma motocicleta, apontados como suspeitos do crime. A viatura foi recebida a tiros e se defendeu. Um dos homens que estava na moto conseguiu fugir. O outro foi baleado, conduzido ao Pronto Socorro 28 de agosto, onde acabou morrendo.
O motorista que sofreu a tentativa de roubo compareceu ao 1º DIP, onde o caso foi registrado, para dar testemunho sobre os fatos. Um revólver calibre 32 foi apreendido, com porções de entorpecentes.
A Corregedoria Geral do Sistema de Segurança informa que, como é padrão em todos os casos de intervenção policial, uma sindicância é instaurada paralelamente ao inquérito policial para melhor esclarecimento dos fatos.
Texto: Edição Norte