Naça é campeão do segundo turno e vai decidir o título do Amazonense com o Amazonas FC

O Nacional venceu o Manaus FC por 2 a 0 no sábado (29), na Arena da Amazônia, e garantiu passagem para a grande final do Campeonato Amazonense de 2025 diante do Amazonas, terça-feira (1/04), às 20h, no mesmo local. Os gols que deram o título do segundo turno ao Leão da Vila Municipal foram marcados por Lucas Oliveira e Peninha, de pênalti.

O resultado também garantiu ao Naça um calendário cheio para 2026, com vaga na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Campeonato Brasileiro. Mesmo com a derrota, o Manaus é outro garantido na Série D e, dependendo de como ficar o ranking de federações no fim do ano, tem ampla chance de que consiga a terceira vaga do estado na Copa do Brasil; a outra já é do Amazonas, o campeão do primeiro turno.

Após a final de terça, o Nacional finaliza as atividades do clube e só retorna às competições no ano que vem. Já o Manaus estreia na Série D do Brasileiro 2025 no dia 12 ou 13 de abril (a ser definido pela CBF), em Macapá, contra o Trem-AP.

O Amazonas FC estreia na Série B do Brasileirão na próxima sexta-feira (4), diante do Goiás, em Goiânia. A primeira partida do clube em casa está marcada para o dia 12 (sábado), diante da Ferroviária-SP.

Jogo pegado

As primeiras grandes chances reais de marcar no primeiro tempo foram do Nacional, mas o primeiro gol do jogo só saiu aos 35 minutos, quando Lucas Oliveira recebeu pela esquerda, foi no fundo e tentou cruzar, a bola desviou na marcação e encobriu o goleiro Gustavo.

O lance mais real de gol do Manaus surgiu aos 48 minutos. Miliano cobrou falta na área, Kesley desviou e a bola passou perto da trave.

Para a segunda etapa, o volume de jogo e de oportunidades foram do Manaus. Aos oito minutos, Weverson recebeu pela esquerda e cruzou para Adilson Bahia, que completou de cabeça e a bola foi na trave. Três minutos depois, Gabriel Masson aproveitou bobeira da defesa e finalizou para boa defesa de David Becker.

A resposta do Naça veio aos 15 minutos. Vinicius Balotelli invadiu a área pela direita, foi derrubado por Weverson e o árbitro assinalou pênalti, com a ajuda do VAR. Peninha foi para a cobrança e colocou o 2 a 0 no placar, aos 17 minutos. O tempo passou, o Manaus se lançou ao ataque para tentar diminuir o prejuízo, enquanto o Naça apostava nos contra-ataques. O placar não foi mais alterado e a torcida azulina soltou o grito de campeão, após oito anos sem título.

Confira os melhores momentos, no vídeo disponibilizado nas redes sociais pelo site Esporte Manaus, com transmissão da TV A Crítica:

Caboco do Jogo

Além de campeão, o Nacional teve o atacante Lucas Oliveira eleito o Caboco do Jogo, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes no estádio.

Foto principal: Mateus Moreira/FAF

Foto 2: Fernando Vasconcelos/Nacional

———–

Ficha Técnica

Nacional 2 x 0 Manaus
Estádio: Arena da Amazônia
Motivo: final do segundo turno do Campeonato Amazonense

Data: 29/03/2025

Horário: 17h
Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior

Assistentes: Uesclei Regison Pereira dos Santos e Whendell Saraiva da Silva

VAR: Rafael Ramos Tourinho

Cartões amarelos: Nacional: Vinicius Balotelli, David BeckerManaus: Dedé


Gols: Lucas Oliveira, aos 35 do primeiro tempoi, e Peninha, aos 18 do segundo

Nacional
David Becker; Caio Callyman, Anderson Alagoano, William Mineiro e Pedro Rosa; Gustavo Hebling (Adenilson), Luis Fernando (Kayo) e Peninha (Mardley); Vicente (Vinicius Balotelli), Lucas Oliveira (Leo Aquino) e Wendel. Técnico: Wellington Fajardo.

Manaus
Gustavo; Denzel (Caio Hila), Kesley, Dedé e Miliano; Miguel Elias, Weverton (Silvano) e Zé Augusto (Gabriel Masson);
Vitinho (Victor Lima), Renanzinho e Joel (Adilson Bahia). Técnico: Júlio César.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *