O que aconteceu com o aeroporto de Óbidos?

Lembro-me que fiz essa mesma pergunta para o ex-prefeito de Óbidos (PA), conhecido como Chico Alfaia, durante uma homenagem feita há alguns anos aos filhos do município, aqui na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Não me vem à memória a resposta exata dele, mas pelo que me lembro, foi tão sem sentido que, não vale à pena destacar aqui neste artigo.

Na ocasião, como uma das homenageadas, não perdi a oportunidade de questioná-lo sobre o assunto. E deixei perplexos, muitos dos que ali estavam a prestigiar a dita solenidade. Ainda bem que as minhas palavras, de certa forma, não se perderam ao vento.

Volto a fazer o mesmo questionamento ao atual excelentíssimo senhor prefeito, Jaime Silva. E aqui deixo o espaço para uma resposta plausível.

Pois bem, vamos falar sério de algo que pode melhorar a economia e, principalmente, alavancar o turismo na cidade de Óbidos. Vamos, senhor prefeito, Jaime Silva!

Há “trocentos” anos, numa época em que ninguém sonhava com a era digital, a pista do aeroporto era palco para pousos e decolagens de aeronaves de médio porte. Sim, jovens, talvez vocês não saibam, mas seus pais com certeza lembram que um dia existiu aeroporto nessa cidade.

Não quero ir muito longe, vamos ficar por aqui mesmo, na região Norte, que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Imaginem vocês, filhos de Óbidos, que moram em Manaus ou em Belém, tendo a notícia de que o esquecido aeroporto (ou arremedo em que o mesmo foi transformado) será reativado. Nossa seria uma notícia excelente, não acham? Pois é, seria tão bom para o crescimento da cidade!

Mas, o que acontece com nossos representantes políticos que não têm interesse no desenvolvimento econômico desse município? Fico me perguntando:
qual o propósito de um prefeito eleito democraticamente pelo povo? Não seria cuidar e fomentar novos investimentos em benefício da população?

Para uma região com dimensões continentais imensas como é o Pará, manter as operações atuais é muito importante e, por isso, precisamos de políticas públicas para começar a debater a ampliação das rotas para os municípios do interior do estado.


É algo importante para a economia, sobretudo para o turismo, assim como garante o direito de ir e vir das pessoas, ao interligar os municípios do Pará por um malha área.

Senhor prefeito, faça algo de bom para Óbidos, faça um esforço para um diálogo de negociações para o aprimoramento desses serviços. O que falta? Soube que o senhor viaja muito, será que numa dessas viagens, vossa excelência não teria como colocar na pauta de discussões a questão da reativação do nosso aeroporto?

Estamos em pleno século 21, a era digital já chegou e Óbidos precisa sair desse atraso de 40 anos.

O Carnapauxis, a festa de Sant’Ana e o povo agradecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *