Clube que mais ganhou títulos no futebol local, o Nacional voltou a decepcionar e foi derrotado pelo Amazonas, do veterano meia Ibson, ex-Flamengo (foto), por 2 a 1, nesta segunda-feira (15), na Arena da Amazônia. O jogo marcou a abertura do Campeonato Estadual de 2020 e foi válido pelo grupo A da competição.
Leozinho abriu o placar para o Leão da Vila Municipal, logo aos três minutos do segundo tempo, mas a Onça Pintada chegou ao empate aos 36, com Pedro Igor, e à virada aos 38, com o zagueiro Pierre aproveitando, de cabeça, a cobrança de escanteio da esquerda.
Na próxima rodada, o Nacional jogará fora de casa, em Itacoatiara (a 170 quilômetros de Manaus), diante do Penarol. O jogo será disputado na sexta-feira (19), às 15h, no estádio Floro de Mendonça. Já o Amazonas volta a campo para enfrentar o Gavião do Norte, em data, horário e local a ser definido pela Federação Amazonense de Futebol (FAF).
A versão 2020 do Campeonato Estadual precisou ser cancelada no ano passado, por conta da pandemia do novo coronavírus, e será disputada no início de 2021 no formato de “tiro curto”, com a participação de sete clubes (o Princesa do Solimões desistiu de participar), divididos em dois grupos: o A é composto por Manaus FC, Penarol, Amazonas FC e Nacional; e o B tem com Fast, Iranduba e São Raimundo.
As duas primeiras equipes de cada chave avançam para a semifinal, que será disputada em jogo único e sem qualquer tipo de vantagem para algum time. Os vencedores disputam o título, e os melhores colocados garantem vaga nas competições nacionais deste ano.
Assim que o campeonato de 2020 terminar, terá início o Estadual de 2021.
Ficha Técnica
Amazonas 2 x 1 Nacional
Local: Arena da Amazônia
Data: 15.02.2021
Árbitro: Freddy Rafael Lopes Fernandez. Assistentes: Anne Kesy Gomes de Sá e Hugo Agostinho Chaves da Paixão. Quarto árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha.
Gols: Leozinho, aos três minutos; Pedro Igor, aos 36, e Pierre, aos 38. Todos no segundo tempo.
Amazonas: Rafael; Magno, Pierre, Mendonça e Thiago Pereira (Maxwell); Adriano (Pedro Igor), Otávio (Diogo Alemão), Ibson e Soares (Lucas Fabrício); Matheus (Delciney) e Glaysson. Técnico: Ruy Scarpino.
Nacional: Adrian; Marcelo Phillip, Anderson Bandeira, Cris (Cleberson Varane) e Romão; Baé (Lucas da Silva), Judá e Flamel; Bilau e Leozinho. Técnico: Alan George.
Texto: Isaac Júnior/Edição Norte
Foto: Divulgação/FAF