Por onde anda o prefeito de Óbidos, Jaime Silva?
Há 18 anos não prestigiava presencialmente a maior festa religiosa do baixo e médio Amazonas: a festa da padroeira dos obidenses, Senhora Sant’Ana, comemorada no dia 26 de julho.
Vindo de Manaus, aportei na cidade presépio três dias antes das comemorações e perguntei à boca miúda: quem era o prefeito de Óbidos? E, acreditem: não ouvi coisa boa a respeito do chefe do executivo. Mas, isso não vem ao caso.
Por fim, esperei anciosamente a data da festa de Sant”Ana, na certeza de que o senhor prefeito fosse prestigiá-la. Afinal, ele é a autoridade maior do município e, claro, não deixaria de participar. Pelo menos era isso que eu pensava. Nem que fosse do encerramento da maior comemoração religiosa, ao lado do arcebispo e demais coordenadores do evento que, por sinal, é um dos movimentos mais importantes da cidade.
Aproveitando o ensejo, quero abrir um parêntese para destacar a excelente organização da festividade.
Mas, o que mais me chamou atenção foi a ausência da autoridade maior da cidade, no encerramento do evento. Perdoem-me aqueles que o viram por lá, mas não o vi. E isso me deixou um tanto intrigada.
Já lá pelas tantas da noite, próximo ao horário do encerramento, quando o apresentador começou a chamar as autoridades e responsáveis pela festa, pensei: acredito que agora devo conhecer o prefeito da minha cidade. Mas, pra minha surpresa, ele (prefeito) não foi anunciado. Então, me convenci de que, realmente, não se encontrava no local (Praça de Sant’Ana), onde foram realizadas as comemorações.
Por fim, entre muitos aplausos e fogos de artifício, a grande festa religiosa da igreja católica do povo obidense foi encerrada com agradecimentos da coordenação do evento, com as lindas palavras do bispo da Arquediocese de Óbidos, Dom Bernardo, e, claro, com as bênçãos da nossa padroeira Senhora Sant’Ana. Mas sem a presença ilustre do prefeito Jaime Silva.
Por onde andavas, senhor prefeito?