Prefeito de Oriximiná (PA) diz que não há necessidade de lockdown no município
Um dia após o governador Helder Barbalho (MDB) anunciar lockdown para toda a região oeste do Pará, a partir desta segunda-feira (1º), o prefeito de Oriximiná (a 820 quilômetros de Belém), José William Siqueira da Fonseca, disse que não vê necessidade de que tais medidas restritivas sejam realizadas no município, pelo menos nesse momento. Delegado Fonseca (PRTB), como é conhecido, de 34 anos, chegou a fazer uma live nas redes sociais dele, para explicar o decreto e os motivos que o levaram a tomar tal decisão.
Oriximiná foi uma das primeiras (senão a primeira) cidades a sofrer com a segunda onda da pandemia do novo coronavírus, na referida região do Pará. Neste domingo (31), o prefeito informou que não fará o lokdown, porque está apenas com 50% do número de internados, em relação ao que havia, há pelo menos uma semana.
“Agradeço o governador pela iniciativa, mas não vejo necessidade no momento do lockdown, disse o prefeito.
Oriximiná tem aproximadamente 80 mil habitantes, e o número de internados com a Covid-19 caiu de 34 para 16, nos últimos três dias. A primeira onda registrou 21 casos de internações. .
“Estou monitorando tudo, vamos ficar avaliando de 12 em 12 horas e informar tudo à população dentro das minhas redes sociais”, afirmou.
Delegado Fonseca ressaltou que não pretende “baixar a guarda”, e irá manter todos os outros cuidados em relação à pandemia. Nesse sentido, ele informou que até comprou uma usina, localizada em São José dos Pinhais, no Paraná, para atender não somente a demanda da população de Oriximiná, mas de todas as comunidades e municípios vizinhos, que necessitam do produto.
“Hoje tem oxigênio para toda a população. Nós tomamos a iniciativa de comprar, por que Oriximiná foi o primeiro município a sofrer com a segunda onda da pandemia, e o primeiro a sofre por causa do oxigênio. Chegaram a dizer que a situação se agravou tanto, por falta de planejamento dos prefeitos, mas eu disse que não era, e até fiz uma nota de repúdio sobre isso. A gente não tinha como comprar, porque os fornecedores não estavam atendendo a nossa demanda. Isso gerou um desespero nosso por aqui”, justificou o prefeito.
Apesar de ter o oxigênio, o prefeito disse que a maior preocupação dele, nesse momento, é aumentar o número de leitos na cidade, para atender também às comunidades e como precaução ao que ainda pode ou não acontecer em relação à ação do vírus nas famílias.
“É necessário eu manter apenas o que eu estou fazendo, porque antes de o governador elevar a cor, eu já estava tratando isso aqui como área de urgência. Eu já tinha fechado o transporte entre municípios e comunidades, e já havia tomado várias medidas restritivas, que só agora eles estão tomando. Eu já tomei isso lá atrás”, ressaltou William Fonseca.
Decreto
De acordo com o Decreto Estadual 800/2020, disponibilizado no Diário Oficial (DOE) do Pará, a partir desta segunda-feira (1º), o bandeiramento no Baixo Amazonas passará de vermelho para preto, o que significa lockdown para essa região. O anúncio foi feito pelo governador, por meio das redes sociais.
O chefe do Executivo paraense afirmou que a decisão foi tomada com base na atualização da situação epidemiológica no oeste do Estado.
Os municípios que integram o Baixo Amazonas são: Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Santarém e Terra Santa.
“No dia de ontem (sexta-feira, 29), o Instituto Evandro Chagas identificou a nova cepa do coronavírus nesta região. Além disso, o aumento na procura de leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), para atendimento de pacientes de Covid-19, nos trazem severas preocupações sobre a capacidade do nosso sistema atender a todos. Por esta razão, pedindo a compreensão e a solidariedade, nós estaremos mudando o bandeiramento da região que está em vermelho (risco elevado) para preto (lockdown)”, determinou Helder.
Confira o que disse o prefeito na live em relação ao lockdown: https://www.facebook.com/delegadowillianfonseca/videos/1347734525599444
Acompanhe também o que diz o decreto, pelo link: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=397091
Texto: Isaac Júnior e Valdete Araújo/Edição Norte
Fotos: Reprodução/Redes sociais do prefeito