Presidente da Câmara, Arthur Lira: ‘Lula pode até merecer. Moro, jamais!
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), usou a decisão que anulou as condenações de Luiz Inácio Lula da Silva para criticar o ex-ministro da Justiça e ex-juiz da Lava-Jato Sergio Moro. Lira afirmou que Lula poderia até “merecer” uma absolvição, mas Moro não.
A decisão foi dada nesta segunda-feira (8) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin. O caso, porém, ainda pode ser analisado pelo plenário da Corte.
Fachin anulou todas as condenações de Lula resultantes da Operação Lava-Jato por considerar que o petista foi julgado em foro incompetente. Os casos, apreciados pela Justiça Federal do Paraná, devem ser agora remetidos à Justiça Federal do Distrito Federal. Ao fazer o comentário, Lira se referia à possibilidade de Moro ser considerado, pelo Supremo, como suspeito ao redigir sentenças que condenaram o petista. No STF, era esperada uma deliberação sobre o assunto.
“Minha maior dúvida é se a decisão monocrática foi para absolver Lula ou Moro. Lula pode até merecer. Moro, jamais!”, escreveu Lira.
Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), divulgou uma nota para dizer que não comentaria o caso.
“Não vou comentar decisão judicial do Supremo Tribunal Federal em caso concreto, cujos elementos jurídicos desconheço”.