Realeza é o que não falta nos estádios da próxima Copa

Para os amantes do futebol, a contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2022 já começou e, para quem ainda não sabe, a competição será disputada no fim do ano e não no meio, como foram realizadas todas as outras versões do torneio até o momento.

A mudança deve-se às altas  temperaturas registradas durante o verão no Catar, quando os termômetros chegam até 50ºC. Em compensação, nos meses de novembro e dezembro, período em que ocorrerá a Copa, é tempo de inverno no país e as temperaturas mínimas pairam por volta dos dez graus.

De acordo com o calendário da Fifa, a abertura será no dia 21 de novembro e a disputa da final, em 18 de dezembro de 2022.

Em comparação às últimas edições da competição, o número de jogos por dia na fase de grupos aumentou de três para quatro. Portanto, todas as partidas da primeira fase serão em 12 dias, com previsão de quatro horários diferentes preestabelecidos: 7h, 10h, 13h e 16h (horário de Brasília). A Fifa, porém, admite fazer alteração após o sorteio final, que deverá acontecer em março, no mesmo ano do evento.

No Catar, o fuso horário é de seis horas a mais em relação ao horário de Brasília, o mesmo fuso de Moscou, na Rússia, país da última Copa.

Que tal conhecermos um pouco de cada um dos palcos dessa que promete ser uma das maiores Copa do Mundo de todos os tempos, pelo menos visualmente?!

 

Estádio Al Bayt
O jogo de abertura está programado para o Al Bayt, com capacidade total de 60 mil espectadores. A arena leva o nome e a forma das tendas tradicionais usadas pelos povos nômades na região do Golfo. Estádio foi inspirado nas bayt al sha’ar, cabanas usadas pelos povos nômades da região do Qatar e outros países do Golfo Pérsico. Fica localizado na cidade costeira de Al Khor e também receberá  uma das semifinais, além de outros sete jogos do Mundial.
Estádio Lusail
Com capacidade total de 80 mil torcedores. Aqui serão disputados dez jogos distribuídos em todas as fases da competição, incluindo a grande final do Mundial. O local tem formas decorativas de tigelas encontradas em todos os países de origem árabe, e está localizado a 15 quilômetros da capital, Doha.
Estádio Internacional Khalifa
O primeiro palco da Copa do Mundo de 2022 a ficar pronto, ainda em 2017. Localizado em Doha, foi construído em 1976 e é considerado o estádio mais tradicional do Qatar. O complexo esportivo irá sediar seis confrontos da fase de grupos, além de um jogo das oitavas e a disputa de terceiro lugar.
Estádio Al Thumama
Local irá sediar sete partidas, sendo a última nas oitavas de final do Mundial. O design externo foi inspirado no gahfiya, uma touca de crochê tradicionalmente usada por homens árabes. O Al Thumama terá capacidade de 40 mil torcedores na Copa do Mundo.
Estádio Ras Abu Aboud
Construído com contêineres de embarcações e assentos removíveis, o estádio é quase como um “Lego” e será totalmente remodelado após a Copa do Mundo, com as partes enviadas para projetos sustentáveis no país. O Ras Abu Aboud terá capacidade para 40 mil torcedores no torneio.
Estádio Al Rayyan
Capacidade para 40 mil pessoas, o Al Rayyan receberá sete partidas da Copa do Mundo: seis na fase de grupos e mais um das oitavas de final. Foi inaugurado em 18 de dezembro de 2020, exatos dois anos antes da grande final do Mundial.
Estádio Qatar Fundation
Também conhecido como Estádio Cidade da Educação, recebeu esse nome porque a região do entorno dele é conhecida pelas universidades e por ser um dos principais centros de pesquisas do país. A capacidade de 40 mil pessoas será só na Copa do Mundo. Receberá oito partidas até as quartas de final. É chamado de “Diamante do Deserto”.
Estádio Al Wakrah
Projetado para lembrar as tradições marítimas locais, usando ondas na cobertura e madeira no interior, produzindo o efeito de estar dentro de um barco. Os arcos da estrutura da cobertura chegam a ter 230 metros de comprimento. O estádio terá capacidade para 40 mil pessoas, se localiza na cidade de Al-Wakrah e receberá jogos até as quartas de final.
Fotos: Divulgação/Cortesia do Comitê de Execução e Legado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *