Rebeca Andrade busca medalha inédita; veja agenda do Brasil de quarta para quinta-feira (29)

Seguindo a agenda de programação das Olimpíadas, na madrugada de quarta para quinta-feira (29), o Time Brasil disputará vela, remo, ciclismo BMX, handebol, judô feminino até 78kg, rúgbi de 7 feminino, boxe, tiro com arco, vôlei, vôlei de praia, natação e ginástica artística, com destaque para Rebeca Andrade busca primeira medalha olímpica da ginástica feminina.

A carreira de Rebeca Andrade tem sido marcada por lesões, mas na próxima quinta-feira (29) ela terá a chance de conquistar a primeira medalha olímpica da ginástica artística feminina do Brasil ao disputar a final da prova do individual geral.

Há duas oportunidades adicionais de medalha para a jovem de 22 anos nas finais dos aparelhos, após ficar em terceiro lugar no salto e em quarto no exercício de solo na etapa de qualificação.

Rebeca viajou para os Jogos de Tóquio sem a equipe feminina do Brasil, que não conseguiu se classificar após disputar quatro edições consecutivas dos Jogos Olímpicos. Além de Rebeca, a também brasileira Flavia Saraiva, de 21 anos, garantiu vaga na final da trave.

Não tem sido um caminho fácil para Rebeca, que, em meados de 2019, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho pela terceira vez em quatro anos. Essas lesões a mantiveram fora de três dos quatro campeonatos mundiais que ela competiria.

A brasileira permaneceu focada em Tóquio, conseguindo um retorno forte no início de 2020 para um evento da Copa do Mundo classificatório para a Olimpíada, mas os Jogos acabaram adiados por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Apesar de ter que treinar por algum tempo em Portugal devido às restrições impostas no Brasil por causa da pandemia, Rebeca garantiu sua passagem individual para Tóquio no mês passado com uma vitória no individual geral do Campeonato Pan-Americano de ginástica.

“Obrigada por todo trabalho duro e nada fácil, obrigada por toda energia positiva, obrigada por acreditarem em mim a todo custo”, disse ela, animada, a seus fãs no Instagram no mês passado, acompanhada de uma foto de um salto de celebração.

Rebeca Andrade se classificou para a final do individual geral em Tóquio em segundo lugar, atrás da favorita norte-americana Simone Biles, que desistiu da competição para se concentrar em sua saúde mental.

A norte-americana Sunisa Lee, que se classificou em terceiro lugar, estará entre as maiores adversárias da brasileira, juntamente com a dupla russa Angelina Melnikova e Vladislava Urazova. Essas quatro terminaram muito próximas na pontuação durante a qualificação.

Se Rebeca conseguir o ouro na quinta-feira, ela será a campeã feminina mais velha do individual geral nas Olimpíadas desde 1968, já que todas as vencedoras desde então tinham menos de 20 anos.

Os homens brasileiros já conquistaram quatro medalhas olímpicas na ginástica artística, todas em aparelhos individuais, com destaque para as medalhas de ouro e prata de Arthur Zanetti nas argolas, respectivamente nos Jogos de 2012 e 2016. Ele tentará sua terceira medalha olímpica em Tóquio.

 

Confira os destaques e horários (de Brasília):

Handebol feminino

As mulheres do handebol brasileiro enfrentam a Espanha, às 23h da quarta-feira (28), pela terceira rodada da primeira fase. Após empate na primeira e vitória na segunda, Brasil é vice-líder do grupo B.

—————

Vela

Na madrugada da quinta-feira (29), os brasileiros da vela seguem na disputa, tanto no feminino quanto no masculino e no misto. Veja todos os horários:

Vela feminina – 470
Fernanda Oliveira e Ana Barbachan
Horário: 0h05
3ª e 4ª regatas

Vela masculina – 49er
Marco Grael e Gabriel Borges
Horário:
0h05
5ª e 6ª regatas

Vela masculina – Laser
Robert Scheidt
Horário:
0h05
7ª e 8ª regatas

Vela misto – Nacra 17
Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino
Horário:
0h05
4ª, 5ª e 6ª regatas

Vela feminina – RS:X
Patrícia Freitas
Horário: 
01h05
10ª, 11ª e 12ª regatas

Jorge Zarif
Horário:
 02h35
5ª e 6ª regatas

Vela masculina – 470
Henrique Haddad e Bruno Bethlem
Horário: 
03h05
3ª e 4ª regatas

—————–

Vôlei feminino

Após vitória tranquila contra Coreia do Sul (3-0) e outra suada contra República Dominicana (3-2), a equipe feminina do vôlei brasileiro enfrenta o Japão, às 7h40 da quinta-feira (29). A partida é válida pela 3ª rodada do Grupo A, em que o Brasil é vice-líder.

—————–

Vôlei de praia masculino e feminino

O dia também será das duplas do vôlei de praia, tanto no feminino quanto no masculino. Pelas mulheres, Agatha e Duda vão encarar as canadenses Bansley e Brandie, às 9h da quinta-feira (29), após vitória na primeira rodada e derrota na segunda da fase de grupos.

Já pelos homens, Alison e Álvaro Filho disputam contra a dupla holandesa Brouwer e Meeuwsen, às 10h da quinta-feira (29). A dupla, que tem em Alison um medalhista de ouro em 2016, também vem de uma derrota após vitória na estreia da fase de grupos.

—————–

Ginástica artística feminino – Individual geral

Com a saída de Simone Biles da disputa, priorizando sua saúde mental, a brasileira Rebeca Andrade chega à final do individual geral da ginástica artística como melhor colocada na fase classificatória. A ginasta de Guarulhos estará em três finais (geral, solo e salto). O evento começa às 7h50 de quinta-feira (29).

—————–

Boxe feminino e masculino

Na manhã e madrugada de quinta-feira (29), o Brasil estará nas oitavas de final do boxe. Entre os homens, o peso médio Hebert Conceição encara o chinês Erbieke Tuoheta, às 5h. Pouco depois, às 7h24, a peso mosca Graziele de Jesus luta com a japonesa Tsukimi Namiki.

—————–

Judô feminino até 78kg

Duas vezes medalhista de bronze (Rio-2016 e Londres-2012), Mayra Aguiar estreia nas Olimpíadas às 00h40 da quinta-feira (29), pelas oitavas de final do judô feminino até 78kg.

—————–

Judô masculino até 100kg

Vindo para sua segunda Olimpíada, Rafael Buzacarini encara o belga Toma Nikiforov, às 23h35 da quarta-feira (28), pela primeira rodada do judô masculino até 100kg.

—————–

Natação

Na natação masculina, Matheus Gonche e Vinicius Lanza disputam os 100m borboleta, ainda na fase classificatória. A competição será às 7h50 da quinta-feira (29).
Já pela natação mista, o Brasil compete no 4x100m medley, também pela fase classificatória, que ocorre às 8h20 da quinta-feira (29).

—————–

Canoagem slalom feminino – C1

Nas semifinais da canoagem slalom feminina C1, Ana Sátila representará o Brasil, em disputa que começa às 2h da quinta-feira (29).

—————–

Remo masculino – skiff simples

Pelas semifinais do remo masculino skiff simples, Lucas Verthein representa o Brasil, em disputa que começa às 23h da quarta-feira (28).

—————–

Tiro com arco feminino

Em sua segunda edição de Jogos Olímpicos, Ane Marcelle dos Santos representa o Brasil na primeira rodada do tiro com arco feminino, enfrentando a mexicana Ana Vazquez, às 5h57 da quinta-feira (29).

Fonte: Agência Brasil e G1
Foto: Dylan Martinez/Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *