Rio Acre ultrapassa cota de alerta, chega ao nível de transbordamento e atinge quatro bairros
As fortes chuvas registradas sábado e domingo, geraram prejuízo no interior do Acre e nesta segunda-feira, 21, Rio Branco já teve as primeiras famílias desabrigadas. O rio Acre mediu, às 12h desta segunda, 13,90 metros, segundo medição mais recente da Defesa Civil do Município.
A primeira família desabrigada não foi levada para estrutura da Prefeitura, montada no Parque de Exposição, no Segundo Distrito, mas sim do bairro Seis de Agosto para casa de parentes, no bairro Aviário. A transferência ocorreu no fim da manhã desta segunda-feira.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Claudio Falcão, quatro bairros de Rio Branco já foram atingidos pela cheio do Rio Acre: Seis de Agosto, Habitasa e Base, na zona central, e Ayrton Senna, na Baixada da Sobral. Várias famílias estão sendo monitoradas pela Defesa Civil.
“Percebemos que, no horário das 9h às 12h, o rio perdeu um pouco a força, mas continua aumentando. Estamos a dez centímetros da cota de transbordamento, que é de 14 metros. Já temos bairros atingidos. Isso nos deixa preocupados, mas a situação encontra-se sob controle. Estamos monitorando várias famílias que moram nesses quatro bairros já atingidos”, afirmou.
Ainda segundo Claudio Falcão, o rio Acre ultrapassou a cota de alerta neste fim de semana, após dois dias de chuvas intensas. Foram mais de três metros em 48 horas de chuvas. Ele afirmou ainda que há previsão de mais chuvas nas próximas horas e al longo de toda semana. Tal fato, pode complicar, ainda mais, situação de quem mora às margens do rio. No início da tarde, o nível chegou aos 14 metros e atingiu a cota de transbordamento.
Fonte: O Rio Branco
Foto: Reprodução