Suframa avalia inovações no Vale do Silício para o Polo Industrial de Manaus

Encerrando a agenda de visitas ao Vale do Silício, a Suframa esteve na quarta-feira (13) na Advanced Micro Devices (AMD) – que em português significa microdispositivos avançados -, localizada em Santa Clara, na Califórnia (EUA), uma das maiores fabricantes globais de microchips. O superintendente-adjunto de Inovação e Desenvolvimento Regional, Waldenir Vieira, e o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, participaram da visita representando a Autarquia.

Suframa no Vale do Silício (EUA)

Durante o encontro, a equipe recebeu informações sobre as inovações da AMD em processadores e GPUs da marca voltados para aplicações de inteligência artificial generativa, com destaque para a integração com o software proprietário Rocm, que de programação de unidades de processamento gráfico.

Suframa no Vale do Silício

Na terça-feira (12), a comitiva da Suframa visitou a Nutanix e a Intel. Em San Jose, o CIO da Nutanix, Rami Mazid, apresentou o portfólio da empresa, que inclui softwares para servidores e soluções em nuvem com inteligência artificial, além de novas aplicações para o setor público e privado. Na Intel, em Santa Clara, a equipe conheceu as linhas de processadores Xeon e GPUs Gaudi 3, voltadas para inteligência artificial. A delegação também visitou a Supermicro, na segunda-feira (11), segunda maior fornecedora mundial de servidores.

Missão
A missão da Suframa no Vale do Silício buscou identificar tecnologias de ponta e prospectar parcerias estratégicas para fortalecer o Polo Industrial de Manaus (PIM) na era da Inteligência Artificial e Indústria 4.0. “Essas visitas são parte do esforço da Suframa para identificar empresas e processos na linha de frente da inovação global,” ressaltou Arthur Lisboa.

Além da Suframa, acompanham a missão representantes de diversas empresas e instituições públicas e privadas ligadas a inovação e tecnologia da informação.

Para Waldenir Vieira, o balanço da missão foi positivo. “As empresas visitadas são referências globais, e o conhecimento adquirido aqui tem grande potencial de aplicação no Polo Industrial de Manaus. Podemos levar essas soluções para fortalecer ainda mais a competitividade do PIM,” afirmou o superintendente-adjunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *