Sul América comemora 90 anos de olho na volta por cima
O Sul América Esporte Clube comemorou 90 anos de fundação, nesse domingo, dia 1º de maio. Campeão amazonense em 1992 e 1993, o Trem da Colina, como é carinhosamente conhecido, prepara-se para disputar mais uma Série B do Estadual em 2022.
O objetivo é retornar à divisão especial o quanto antes, mas, para isso, o Sulão terá de superar equipes como Rio Negro, CDC Manicoré, Tarumã, Atlético Amazonense, Unidos do Alvorada, RB do Norte, Parintins e CD Librade.
Em 2018, o Sul América foi vice-campeão da segundinha, contudo, acabou rebaixado no ano seguinte. Já em 2020, o clube desistiu de brigar pelo acesso e saiu da competição. Em 2021, o Sulão não conseguiu subir novamente.
Apesar da frustração e da situação financeira delicada, o presidente Luiz Costa garante que a equipe irá a campo para dar a volta por cima e retornar à elite do futebol local, para fechar com chave de outro a temporada dos 90 anos.
“Hoje, fazer futebol no Amazonas está muito difícil, por causa da crise (econômica) e da pandemia, mas o Sul América vai disputar a B. Iremos com um time completamente de casa, com garotada”, afirma o dirigente.
A definir
O Campeonato Amazonense da Série B ainda não tem datas definidas para começar, porém, o regulamento e o sistema de disputa já estão definidos. A competição contará com nove clubes: Rio Negro, Sul América, E.C Tarumã, CDC Manicoré, Atlético Amazonense, Unidos do Alvorada, RB do Norte, Parintins e CD Librade.
Os jogos serão em três fases. Todos realizados em Manaus. Confira:
Foto: Isaac Júnior/Edição Norte