Usuário é orientado a identificar número e tempo de vida dos ônibus em Manaus
Fruto das fiscalizações realizadas nos últimos dois meses no transporte público de passageiros, o vereador William Alemão (Cidadania) voltou a falar de ônibus, nesta sexta-feira (25), em Manaus. Dessa vez, ele utilizou as redes sociais para orientar o usuário a identificar o número, tempo de vida de cada veículo e a respectiva empresa prestadora do serviço.
“Sabe aquele monte de números estampados nos ônibus e que a gente não sabe o significado? Pois bem, a partir de agora, vai ficar na ponta da língua o que significa cada um”, destaca.
https://www.instagram.com/reel/CQjXMtfjMW-/?hl=pt-br
A explicação é centrada sobre cada casa decimal de cada número, fixada na parte de trás dos ônibus.
“No primeiro, identificamos a numeração da empresa lá no Immu (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana), nesse caso aqui é a Vegas. No segundo, é constatado o ano de fabricação do veículo, que é 12 e já está no limite. Já os três últimos representam os números dos ônibus na garagem”, explica William Alemão.
Esse tipo de atitude didática não é muito comum, mas, segundo o próprio vereador, serve de apoio para que a população possa cobrar pelo alto custo que paga, e de alerta aos empresários, para que cumpram o que está firmado em contrato, que é prestar um serviço de qualidade a todos, inclusive, aqueles com alguma comorbidade.
Em uma iniciativa que começou no último dia 23 de abril, William Alemão e equipe estiveram literalmente nos ônibus, paradas e terminais da capital amazonense para acompanhar, fiscalizar e buscar soluções imediatas aos problemas vividos diariamente pelos manauaras.
Além de questões como longa espera por atraso na maioria das linhas, o parlamentar constatou falta de manutenção nos pontos, inclusive em locais recém-inaugurados, aglomerações e desrespeito ao distanciamento social.
Interação
A ação foi realizada com o acompanhamento do Gabinete Móvel criado por Alemão e, durante toda a fiscalização, o vereador pôde interagir com os internautas e registrar várias denúncias.
As principais abrangeram a situação de sucateamento em veículos de empresas como a Açaí, onde Alemão socializou, por meio de fotos e vídeo, os desgastes apresentados na estrutura de algumas paradas e terminais, inclusive, de alguns que foram construídos recentemente pela prefeitura; além da Global, cujas linhas de ônibus atendem aos passageiros de bairros localizados na zona Leste da cidade.
Outras duas ações foram realizadas e percorreram áreas diferentes da cidade.
Proposta
Em 13 de maio, o vereador entregou ao prefeito David Almeida, proposta de alteração na lei que regulamenta o serviço de transporte coletivo de passageiros por fretamento em Manaus. A alteração seria nos artigos 4 e 14 da Lei Municipal número 1.958, de 30 de dezembro de 2014.
No primeiro, o parlamentar pede a inclusão das cooperativas e congêneres na prestação do referido serviço, retirando as vedações impostas pela lei, pelo simples fato de a própria Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que é de competência federal, não ter imposto impasse ao cadastro de cooperativas; não havendo, portanto, razão de o município impor impedimentos.
Já no caso da alteração do artigo 14 da mesma lei, a ideia é que seja ampliada de 15 para 20 anos, a vida útil dos veículos dos tipos ônibus e microônibus com padrão rodoviário, a contar do ano de fabricação indicado no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador