William Alemão destaca compromisso de prefeitura e estado no estímulo ao empreendedorismo

O vereador William Alemão (Cidadania) participou nesta sexta-feira (10), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), da audiência pública que discutiu melhorias para os pequenos empreendedores na capital amazonense, após o impacto da pandemia do novo coronavírus. Autor do Projeto de Lei que institui o “Programa Bairro Empreendedor” na cidade, o parlamentar destacou o empenho da prefeitura e do governo do estado na execução de projetos e ações voltados para o setor.

O evento foi realizado na sala de cinema Silvino Santos, sob a coordenação da 10ª Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (COMTICDETRE/CMM), da qual Alemão é o atual presidente.

A mesa foi composta ainda pelo titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Júnior; o diretor-presidente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Marcos Vinícius Castro; e pelo vereador Caio André (PSC), autor da propositura.

“Toda discussão para geração de emprego, renda e dignidade ao manauara, é bem-vinda. E hoje, nessa audiência pública, nós tivemos entendimento de duas secretarias muito importantes: uma da prefeitura, que resgata esses empreendedores, e a outra do estado, que consegue dar o fomento. E aí junta diretamente a fome com a vontade de comer. Nós temos de um lado as pessoas que querem começar ou querem voltar a desenvolver essa atividade, e do outro o órgão que consegue fomentar isso”, destacou o vereador.

Na avaliação de William Alemão, reuniões como essa na CMM, que também contou com a presença de profissionais autônomos e microempreendedores individuais (MEIs), devem ser mais frequentes de agora em diante, pois ajudam no processo de retomada definitiva da economia local, entre outros benefícios diretos, tanto para quem tem um pequeno negócio, quanto para aqueles que são beneficiados diretamente pelos mesmos.

“A meu ver, a discussão foi muito boa, pois conseguimos tirar várias dúvidas, deixar vários canais abertos. Acredito que, com isso, vamos conseguir juntar mais e oferecer, à população, melhores condições para empreender em Manaus”, sintetizou.

Força viva

Ao se referir ao projeto que começou a tramitar no mês passado na CMM, Alemão enfatizou que os pequenos negócios representam a “força viva” da economia manauara.

“Além de combater as crises sanitária e econômica, a matéria tem a finalidade de estimular a cultura empreendedora no grande número de vendedores e comerciantes espalhados pela cidade, principalmente naqueles que ainda não estão familiarizados sobre o assunto”, afirma William Alemão.

Sobre o projeto

O Projeto de Lei 406/2021, que institui o “Programa Bairro Empreendedor” na capital amazonense, começou a tramitar no último dia 18 de agosto, na CMM. Além de combater as crises sanitária e econômica, a matéria tem a finalidade de estimular a cultura empreendedora no grande número de vendedores e comerciantes espalhados pela cidade, principalmente naqueles que ainda não estão familiarizados sobre o assunto.

O objetivo da matéria é capacitar e qualificar profissionais autônomos, grupos produtivos, microempreendedores formais e informais, para fomentar atividades econômicas em geral na geração de emprego e renda, além de proporcionar meios de acesso ao microcrédito assistido e facilitar que os moradores das comunidades atendidas, recebam os diversos serviços de inclusão social que serão prestados.

Caso seja aprovado na Câmara e vire lei, como se espera, o projeto deverá ser executado pela Semtepi.

 

 

 

 

Texto: Assessoria de Comunicação do vereador

Fotos: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *