William Alemão entra no debate por revisão de Código Florestal, na abertura do ‘Junho Verde’
O vereador William Alemão (Cidadania) participou, na manhã desta terça-feira (1/6), da ação de lançamento do projeto “Junho Verde” e da Campanha Municipal de Combate às Queimadas. Ambas fazem parte de uma programação toda voltada ao Dia Mundial do Meio Ambiente (celebrado no próximo dia 5) e organizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas relevantes que tratam da preservação do patrimônio natural do Brasil e incluem temáticas importantes, como a devida coleta do lixo e, principalmente, a revisão do Código Ambiental do Município de Manaus (Código Florestal), que foi instituído há 20 anos, após ser aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
“É um projeto voltado para ações de conscientização e cuidado ambiental. Nós estamos vivendo uma situação bem difícil, com a cheia dos rios e os igarapés cheios de lixo, que aparece em maior quantidade e causa sérios danos a todos. É mais um mês para se refletir, para se discutir e buscar soluções ante a esse e outros problemas que provocam sérios danos ao meio ambiente”, avaliou William Alemão, que participou do evento a convite do prefeito David Almeida e do titular da Semmas, Antônio Ademir Stroski, e também pôde se pronunciar ao lado de personalidades como o senador Plínio Valério (PSDB-AM).
Além de articular e integrar as ações e atividades ambientais desenvolvidas pelos diferentes órgãos e entidades, com aquelas das esferas estadual e federal, o código tem a finalidade de preservar e conservar as áreas protegidas, o conjunto do patrimônio ambiental local, assim como identificar e caracterizar os ecossistemas do município, definindo as funções específicas dos componentes em questão, as fragilidades, as ameaças, os riscos, entre outros.
A previsão é que a Semmas disponibilize para consulta, por 30 dias e via internet, a proposta de minuta do novo código ambiental.
Artista
A solenidade de abertura do “Junho Verde” também teve intervenções artísticas, como as do ativista ambiental, artista plástico e produtor cultural, Juarez Lima.
“As obras dele são muito bonitas e permanecerão no parque para visitação”, informou William Alemão.
A Semana
A Semana Nacional do Meio Ambiente foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi idealizado e oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, entre 5 e 16 de junho de 1972.
A proposta desta data é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do vereador William Alemão