William Alemão pede inclusão da CMM em fórum permanente da Zona Franca de Manaus

O vereador William Alemão (Cidadania) aproveitou a participação dele como convidado, para defender que a Câmara Municipal de Manaus (CMM) seja integrada de forma definitiva, ao Fórum Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus, cuja primeira reunião foi realizada, nesta terça-feira (27), na capital amazonense. Atual presidente da 10ª Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (COMTICDETRE/CMM), o parlamentar representou a casa legislativa no evento e solicitou que a mudança seja efetuada dentro do próprio decreto que criou a nova instância, de número 5.049/2021.

De acordo com Alemão, é consenso entre os vereadores que Câmara de Manaus faça parte ativamente das ações e tomadas de decisões da comissão, cuja finalidade é promover e estimular a articulação entre os três pilares básicos da Zona Franca de Manaus: indústria, comércio e agropecuária; além de tornar-se porta de entrada para os principais anseios dos seguimentos que a compõem, especialmente no que se refere às políticas públicas.

O vereador ressaltou o equívoco e sugeriu que a prefeitura faça, para corrigi-lo, o mesmo procedimento em relação ao que fez recentemente na revogação de uma lei e aprovação de outra em cima.

“Que a Câmara tenha uma cadeira e que possamos fazer como foi feito há pouco tempo com a Dimitri, em que revogamos uma lei antiga e colocamos agora uma nova, em tempo recorde, que já está com o prefeito para ele sancionar. Então, essa proximidade é possível, para que a Câmara tenha acesso a todas essas discussões que vão se tornar constantes, de agora em diante”, disse.

Além de William Alemão, compuseram a mesa do fórum, o titular da titular da Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Gomes de Oliveira Júnior, que representou o prefeito David Almeida (Avante) na reunião; o subsecretário operacional da Semtepi, Gustavo Igrejas; o superintendente da Zona Franca de Manaus, general Algaci Polsin; e os presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Nelson Azevedo, e Federação do Comércio (Fecomércio), Aderson Frota.

Calendário

Após uma hora e meia de discussão, em que foram abordados vários assuntos relacionados ao momento da economia local e, consequentemente, ao modelo que ainda sobrevive às constantes crises e ameaças, os participantes aprovaram um calendário de reuniões, para que o fórum passe a trabalhar no conjunto de ações e políticas públicas que serão voltadas para a solução dos problemas do povo da cidade de Manaus.

De acordo a programação, o fórum terá mais quatro encontros: 22 de junho (2ª reunião), 17 de agosto (3ª reunião), 14 de outubro (4ª reunião) e 7 de dezembro (5ª reunião).

Forças

William Alemão também destacou a importância dessa junção de forças, pela retomada da criação de empregos e renda para a população, após a longa crise provocada pela pandemia da Covid-19.

“Acho que o foco dessa conversa, desse fórum, torna-se a geração de empregos. E eu não consigo, nesse momento, imaginar o tamanho da importância desse laço que está sendo colocado hoje, essa junção que nunca antes teve entre prefeitura e a zona franca. O quanto isso vai representar nas centenas de empregos, nessa recuperação econômica que Manaus precisa. Afinal de contas, estamos vivendo além da pandemia, esse desemprego, com muitas empresas falindo. Agradeço o convite, mas gostaria, até para acelerar o processo, que a Câmara tivesse uma cadeira dentro desse fórum”, finalizou.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do vereador William Alemão

Foto: Altemar Alcantara / Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *