William Alemão volta a pedir providências ao IMMU em relação a cruzamento no Eldorado
Em tom de apelo, o vereador William Alemão (Cidadania) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (30/11), para solicitar do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que coloque uma sinalização no cruzamento da rua do Caranguejo com a avenida Rio Negro, no conjunto Eldorado, bairro Parque Dez, zona Centro-Sul. A instalação do equipamento, iluminação ou até de um redutor de velocidade é questão de urgência, por conta dos inúmeros casos de acidentes registrados no local, inclusive, com vítimas fatais, de acordo com o parlamentar.
William Alemão lembrou que o problema se arrasta há meses, apesar do trabalho de revitalização que foi realizado na via pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), assim como a própria pintura das faixas de pedestre, executada pelo IMMU.
O vereador já havia feito uma indicação sobre o assunto em junho passado e, desde então, tem esperado por respostas.
Nesta terça, Alemão aumentou o tom da conversa e apresentou vários vídeos que foram encaminhados ao gabinete dele por um morador, para mostrar a situação e reiterar o pedido.
“São seis vídeos mostrados apenas por um morador, mas tem muito mais. Esse é um apelo que eu faço mais uma vez ao IMMU, para que resolva esse problema. Já houve acidentes fatais no local. Tem uma banca de revista mal instalada logo na esquina, o que já é um absurdo. O carro sobe, e quem vem de um sentido, não enxerga o outro veículo que está no cruzamento; e aí acontecem os acidentes”, disse o parlamentar.
A cidade de Boa Vista foi citada por Alemão como modelo a ser seguido de respeito no trânsito, inclusive, com manutenção de faixas iluminadas durante a noite inteira.
“São medidas simples, mas que salvam vidas. Acho que Manaus inteira passa ali pelo Eldorado e a coisa parece que virou normal, todo dia um acidente. Foram seis em menos de meio ano, filmados apenas por um morador”, insistiu.
Elevação
Mesmo com boas referências, para William Alemão, toda iniciativa que vier a ser tomada nesse momento requer estudo por parte do setor de engenharia do IMMU, o que não significa dizer que deva levar muito tempo para o problema ser resolvido. Segundo ele, a elevação das faixas ainda é a principal prioridade.
“Meu sonho e acho que de todos os vereadores aqui, seria ver todas as faixas de pedestres elevadas. Não é só a questão de redução de velocidade, pois quem está atrás, no outro carro, não está vendo a pessoa. Ajudaria na visibilidade se tivéssemos de 25 a 30 centímetros acima de faixa. Além de elevadas, seria um sonho para todos nós, que elas estivessem iluminadas. Nosso índice de acidentes iria diminuir muito”, finalizou William Alemão.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto 3: Robervaldo Rocha/Dircom/CMM