Manaus FC mostra as suas armas e adianta que não vai entrar em leilão por atletas

Em coletiva de imprensa realizada nessa quarta-feira (5/01) em um hotel da zona Sul da capital amazonense, o Manaus Futebol Clube apresentou oficialmente o elenco que defenderá as cores da agremiação na temporada 2022 do futebol profissional. Além de mostrar o grupo de jogadores e parte da comissão técnica, que continua sob o comando do treinador Evaristo Piza, a diretoria do Gavião adiantou que não irá entrar em leilão de mercado para contratar novos reforços.

Ao contrário do ano passado, o Manaus inicia o ano com um grupo enxuto de apenas 22 atletas. Do time que encerrou a temporada passada, permaneceram apenas sete: o goleiro Pedro, o zagueiro Jefferson, os volantes Gilson e Marcio Passos, além dos atacantes Vitinho, Jack Chan e Rafael Ibiapino. Outros nomes já estão em fase de negociação e só não foram anunciados, ainda, porque a palavra de ordem no Manaus, nesse momento, é de cautela.

De acordo com o gerente de futebol do clube, Fausto Momente, a ideia era manter até 70% do grupo anterior, mas por conta da grande campanha – que fez o Manaus ficar a um jogo do acesso à Serie B –  e, consequentemente, da valorização em nível nacional dos atletas, isso ficou impossível.

“Tentamos a renovação de alguns e acabamos perdendo por questão financeira mesmo; atletas até identificados com o Manaus, que vieram por empréstimo e tiveram de retornar ao clube de origem. Em novembro mesmo, começamos a fazer a montagem da equipe pensando nessa temporada de 2022, sem pressa, sem desespero, respeitando o tempo do mercado para não perder o time, e hoje temos 22 jogadores. É um elenco enxuto, tem espaço para mais peças que virão, mas o Manaus não vai entrar em leilão de mercado, não vai escolher atletas por desespero. A gente vai no nosso tempo, respeitando todos os critérios que estabelecemos, para que tenhamos uma temporada de sucesso”, avisou Fausto Momente.

Atualmente, a folha salarial do Manaus é de R$ 250 mil, a mesma do início de 2021, que fechou o ano em R$ 450 mil, segundo informações do próprio clube.

Preparação

O Manaus Futebol Clube realizou o primeiro trabalho de campo na terça-feira (4/01), na capital, e segue amanhã para Nova Olinda do Norte (a 126 quilômetros de Manaus), onde fará pré-temporada por cerca de duas semanas, antes da estreia no Campeonato Estadual, que ocorre no próximo dia 26 diante do Fast. Até lá, também está previsto um amistoso contra a seleção do município, como confirmou o vice-presidente de futebol do Gavião, Giovanni Miranda.

Metodologia

Diferentemente do ano passado, quando chegou durante a Série C, Evaristo Piza terá a chance de realizar o trabalho e inserir a metodologia planejada pela comissão técnica desde o início no Manaus FC. O treinador reconhece o pouco tempo que tem para isso, mas adiantou que o time terá de buscar os resultados de forma imediata, já no estadual.

“Independentemente das circunstâncias, do adversário e onde vai ser o jogo, o nosso nível de performance tem de ser o mesmo. A gente vai jogar um jogo grande contra Nacional ou Amazonas, como a gente vai jogar contra o Penarol lá em Itacoatiara. Será o mesmo nível de aplicação e intensidade, independentemente do adversário”, afirmou.

Confiança

Entre os jogadores, o espírito é de confiança e muita disposição para levar o Manaus o mais longe possível nas competições deste ano. Além do Estadual, o calendário cheio tem ainda a Copa do Brasil, a Série C do Campeonato Brasileiro e a Copa Verde.

Natural de São Luis-MA e ex-Sampaio Corrêa-MA, o experiente zagueiro Paulo Sérgio, de 32 anos, que compõe o setor defensivo com Jefferson, Claudinho e Gutierrez, disse que está bastante motivado para o desafio.

“Não conhecia o Manaus, mas me disseram muitas coisas boas daqui. Estou muito feliz, motivado e honrado em vestir essa camisa”, declarou.

Paulo Sérgio foi formado nas categorias de base do Internacional (RS). Além do clube gaúcho, acumula passagens por equipes como o América-RN, Criciúma e Remo. Na temporada 2021, com a camisa do Sampaio Corrêa,  atuou em 19 jogos, entre a Série B, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Maranhense.

Ao longo da carreira, o zagueiro conquistou três acessos à Série B, ambos pelo Sampaio Corrêa, em 2013, 2017 e 2019, e um acesso à Série A, em 2012 pelo Criciúma. Além disso, Paulo foi quatro vezes o campeão maranhense, campeão da Copa União do Maranhão, campeão maranhense 2⁰ divisão e campeão gaúcho sub-20.

——————-

GOLEIROS
1. Reynaldo Moura
2. Pedro Henrique
3. Mathias Tieppo
4. Aroldo Neto

LATERAIS
5. Rafael Rosa – Esquerdo
6. Felipe Cordeiro – Direito
7. Israel Neves – Direito

ZAGUEIROS
8. Jefferson
9. Gutierrez
10. Claudinho
11. Paulo Sérgio

VOLANTES
12. Gilson Alves
13. Marcio Passos
14. Paranhos
15. Rogério

MEIAS
16. Junior Palmares

ATACANTES
17. Vitinho
18. Jack Chan
19. Rafael Ibiapino
20. Silvano

CENTROVANTES
21. Alvinho
22. Toninho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Ismael Monteiro/Manaus FC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *