Prefeito cumpre decreto e faz um alerta para população em Óbidos (PA)
Ao contrário do município vizinho de Oriximiná, que não vê a necessidade de realizar lockdown nesse momento, o prefeito de Óbidos, Jaime Silva, disse que irá cumprir o decreto governamental e fez um alerta para que a população fique em casa, para conter o aumento da pandemia do novo coronavírus na cidade. O pedido foi feito durante a coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (1º), na sede da prefeitura obidense.
O chefe do Executivo disse que o momento é de união e compreensão de todos, em relação ao problema de saúde pública registrado em todo o oeste do Pará, assim como em todo o mundo.
“Estamos somando esforços para conter a pandemia, mas, sem a consciência e a colaboração da sociedade, não poderemos minimizar a contaminação do vírus. Devemos seguir o que dizem os órgãos de saúde. A nossa parte, já estamos fazendo, para resguardar a população. O melhor caminho é nos resguardar e obedecer o lockdown decretado pelo governo estadual”, disse Jaime Silva, acrescentando que o boletim epidemiológico terá atualização diária, no município.
Considerando o decreto estadual nº 800/2020, que alterou a bandeira da região do baixo Amazonas, de vermelha para preta (lockdown), o prefeito Jaime Silva baixou o decreto municipal nº 106, que dispõe sobre a suspensão total das atividades não essenciais, visando à contenção do avanço descontrolado da pandemia provocada pelo novo coronavírus.
As medidas de contingenciamento e isolamento social destacadas no decreto, foram amplamente discutidas no último sábado (30), pelo Comitê de Crise do município de Óbidos, composto pelas secretárias de Saúde e Defesa Civil, lideres religiosos, Secretaria de Segurança, Associação Comercial, proprietários de casas lotéricas, gerentes de bancos e outros.
O comitê levou em consideração a tendência do aumento de contaminação por Covid-19; a disponibilidade de leitos comuns e de UTI na região Oeste do Pará; a falta de insumos como oxigênio, bem como as medidas e recomendações dos órgãos de saúde.
Confira no link a seguir o novo decreto municipal:
Boletim Epidemiológico
De acordo com o último boletim epidemiológico da Covid-19 em Óbidos, divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira, 3.997 pessoas foram confirmadas com a doença. Desse total, 3.233 foram recuperadas, 668 pacientes já estão em casa e 24 continuam internadas. O número de mortes chegou a 72, até o momento, no município.
Também foram registrados 93 novos casos e 475 suspeitos notificados, duas novas mortes e 1.167 pessoas em monitoramento. Veja os números no quadro abaixo.
Texto: Valdete Araújo – Portal Edição Norte
Foto e ilustração: Assessoria/Prefeitura de Óbidos