Rambo do São Jorge é uma das atrações de projeto com filmes amazonenses

O “Cine Sem Sair de Casa”, projeto do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, passará a exibir filmes de cineastas amazonenses a partir deste sábado (6), às 19h, no Facebook (@culturadoam). Iniciado em 2020, o projeto exibiu apenas obras do dramaturgo Sérgio Cardoso, sobre artistas e personalidades amazonenses que marcaram a trajetória cultural e social do estado.

Os filmes foram autorizados pelos cineastas, que já participaram de mostras no Cineteatro Guarany, organizadas pelo Cineclube de Arte da secretaria. A primeira mostra a ser exibida será a de Anderson Mendes, com os documentários “O Picolé do Aranha” e “A Incrível História de Coti: o Rambo do São Jorge”.

Em “Picolé do Aranha”, o espectador conhece Ney Valente, que depois de passar por um divórcio resolve vender picolés vestido de Homem-Aranha, diariamente, pelas ruas do bairro Cidade Nova. Já no premiado “O Rambo do São Jorge”, conhecemos Aldenir Coti, que ganha a vida como serralheiro, mas que desejava realizar um grande sonho, ser o protagonista de “Rambú”, filmes que fazem paródia do famoso personagem interpretado por Sylvester Stallone. O filme foi vencedor do grande prêmio e também do júri popular no Amazonas Film Festival de 2007.

“Uma iniciativa dessa é muito importante, porque leva cultura, informação e entretenimento ao público num período como esse de pandemia, onde as pessoas não podem mais ir em festivais e mostras. Também valoriza personagens que são da nossa terra, histórias de vida de pessoas muito queridas em nossos bairros, além de valorizar os nossos produtores audiovisuais”, declara Anderson Mendes.

Serão exibidas também mostras de cineastas como Erismar Fernandes, Moacy Freitas e Jairo Freitas, Dina Silve, entre outros.

‘Cine Sem Sair de Casa’ – Com início em 2020, o projeto “Cine Sem Sair de Casa” disponibiliza um catálogo de mais de 20 filmes no Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam), roteirizados e dirigidos por Sérgio Cardoso, que juntos acumulam mais de 11 mil visualizações. Entre os destaques estão documentários sobre os artistas Óscar Ramos, Roberto Evangelista, Joaquim Marinho, Jair Jacqmont, Hahnemann Bacelar, personalidades do esporte como Carlos Zamith, e lendas do teatro amazonense como Luiz Vitalli e Selma Bustamante.

Neste ano, em nova temporada, que teve início no dia 30 de janeiro, já foram exibidos os documentários “Edney Azancoth – Memórias de Actor Amazonense”, “Ventríloquo Oscarino e seu boneco Peteleco”, “Jandr Reis – Abstração da Flora Amazônica”, “O Inesquecível Mário Jorge Bittencourt” e “Pepeta – Coração de Campeão”.

Os filmes podem ser acessados no Portal da Cultura (bit.ly/cinedecasaportal). Já a lista de reprodução no Facebook pode ser conferida no endereço bit.ly/cinedecasaface.

‘Cultura Sem Sair de Casa’ –  Iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o “Cultura Sem Sair de Casa” disponibiliza diversas atividades, tais como Gincana do Livro; documentários; cursos completos de Teclado, Violão, Desenho; e até espetáculos direto do palco do Teatro Amazonas.

São oferecidas aulas virtuais por meio do projeto “Praticarte”, com professores do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro; performances dos Corpos Artísticos; além de exposições, visitas virtuais e muito mais.

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa está no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter (@culturadoam) e no aplicativo Cultura.AM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *