William Alemão propõe acesso a Auxílio Manauara exclusivo para profissionais da cultura

O vice-presidente da 9ª Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (COMCPH/CMM), William Alemão (Cidadania), apresentou nesta terça-feira (16), uma Indicação para que a Prefeitura de Manaus inclua os profissionais de cultura da cidade, no programa Auxílio Manauara. Essa inserção seria feita via cadastro exclusivo, já disponibilizado pelo Executivo, por meio da Lei Aldir Blanc, que dispõe de ações emergenciais destinadas ao setor cultural para ser adotadas durante o estado de calamidade pública.

A proposta foi socializada durante a realização do primeiro Grande Expediente do ano, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), e visa atender ao apelo de quase 4 mil pessoas, divididas nas mais diversas categorias.

“Esse apoio pode advir dos mesmos recursos que seriam destinados pela Manauscut para eventos como Carnaval, festividades juninas e feiras gastronômicas”, sugeriu William Alemão.

As referidas verbas já teriam sido contingenciadas pela Secretaria Municipal de Finanças (Semf) e colocadas em disponibilidade para uso, pelo poder público municipal, segundo informou o vereador.

William Alemão destacou, ainda, que a maioria desses cidadãos e cidadãs passa por dificuldades, justamente em consequência da pandemia do novo coronavírus. O parlamentar ressaltou que tem trabalhado nesse projeto de ajuda há quase 30 dias, justamente para tentar assistir um número máximo de profissionais.

“Ainda não temos uma previsão sobre a volta desses eventos; não há uma luz no fim do túnel sobre isso. Portanto, como já foi dito por mim anteriormente, o dinheiro da cultura deve ir para a cultura”, disparou Alemão, que também é presidente da 10ª Comissão Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (COMTICDETRE/CMM).

Subsídio

Pela lei, a renda emergencial mensal é destinada aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, como subsídio mensal para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram as suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social.

Auxílio

Já o Auxílio Manauara, que foi criado pela Prefeitura de Manaus, destina R$ 200, durante 12 meses, para 40 mil famílias em vulnerabilidade social.

“Podemos utilizar esses mecanismos para estender a mão aos nossos artistas”, insistiu Alemão.

 

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *